keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Sucesso: Santa Catarina lidera crescimento econômico nacional em abril

Com um crescimento de 2,9% em relação a março, o estado se destacou nacionalmente

Imagem mostra trabalhadores de indústria de frangos X
Imagem Ilustrativa – Créditos: Plínio Bordin/FIESC /Reprodução
Siga-nos no google-news


Santa Catarina assume a liderança no ranking de crescimento econômico no Brasil, com destaque para o mês de abril. De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR-SC), o estado registrou um impressionante crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior, superando as incertezas do mercado. Essa performance se sobressai diante da média nacional, que atingiu apenas 0,6%. As informações são de Estela Benetti em coluna para o NSC Total.

Esse indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é monitorado de perto pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

A Federação constatou um crescimento significativo na indústria e na agropecuária durante o mês, contribuindo para o alto desempenho de Santa Catarina. O IBCR prioriza a oferta e dá ênfase aos dados econômicos mensais do IBGE.

Dentre os setores em ascensão, a indústria demonstrou crescimento de 1,1% em abril em comparação a março. A indústria de borracha e plástico liderou este avanço com uma alta de 6,8%.

Além disso, as indústrias de alimentos, máquinas, equipamentos e veículos também apresentaram progressos notáveis durante o mês.

O setor alimentício foi outro destaque, crescendo 2,4% em relação ao mês anterior. O Observatório assinalou um avanço no abate de aves e suínos, assim como nas safras de grãos como soja, milho, arroz, feijão, aveia e trigo.

Apesar de alguns setores terem apresentado resultados negativos em abril, como comércio e serviços, a queda não foi significativa o suficiente para afetar o IBCR.

Por outro lado, a produção industrial catarinense tem ganhado destaque por sua contribuição significativa para a economia brasileira, situando Santa Catarina na liderança do crescimento da atividade econômica em abril.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, destacou a importância da diversidade produtiva catarinense para a manutenção do crescimento econômico, assim como a qualidade dos produtos, a competitividade industrial e a forte integração internacional.

Santa Catarina tem sido capaz de liderar regularmente o crescimento da atividade econômica entre seus pares no país, graças à sua economia diversificada e dinâmica. Espera-se que o ritmo da economia do estado acelere no segundo semestre.

Apesar de ainda tímida, a queda da inflação e a esperada redução dos juros devem impulsionar os resultados semestrais. No entanto, a inadimplência do consumidor é uma preocupação, pois tem avançado com a inflação e a alta taxa Selic.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Catarinenses financiaram 40 mil veículos em março com alta de quase 2% no ano

Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país

Economia

Setor agrícola de Santa Catarina impulsiona a economia nacional

Empresa de Santa Catarina contribui para o avanço da economia catarinense, oferecendo componentes essenciais ao setor agrícola

Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Mais notícias

Empregos

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio