A Black Friday de 2023 está gerando expectativas elevadas no setor varejista, com previsões de que produtos como ar-condicionado e eletrodomésticos impulsionem significativamente as vendas. As Lojas Koerich, por exemplo, anteciparam suas ofertas para estimular a compra antecipada, garantindo aos consumidores que os preços não serão reduzidos ainda mais na data oficial, o que já resultou em um aumento expressivo nas vendas.
Eduardo Koerich, diretor da companhia, afirma que a estratégia de antecipação das ofertas reforçou a confiança do consumidor, com um crescimento mínimo de vendas estimado em 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de desafios logísticos e um verão mais quente, as expectativas para a Black Friday continuam otimistas tanto no varejo quanto na indústria, de acordo com entidades do setor como a Eletros e o Ibevar.
A produção de eletroeletrônicos, principalmente de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, já apresentou um aumento significativo no primeiro semestre do ano (16% de aumento na produção de aparelhos de ar-condicionado e 18% para ventiladores) em comparação com 2022, indicando uma demanda crescente que o varejo pretende atender. Eduardo Koerich destaca também a parceria com a indústria para assegurar produtos a preços competitivos e condições de pagamento vantajosas, com início após o carnaval de 2024.
O Sindilojas Grande Florianópolis compartilha do otimismo, projetando um aumento de vendas superior a 20% em comparação ao ano anterior, o que seria o melhor resultado desde a adoção da Black Friday no Brasil, em 2010. Marcelo May Philippi, presidente da entidade, ressalta ainda que o período está sendo favorável para a criação de empregos temporários, com expectativa de mais de sete mil vagas na região de Florianópolis, em resposta ao aquecimento do mercado.
*Supervisionado por Everton Palaoro