Lee Sun-kyun, ator sul-coreano conhecido pelo filme Parasita, faleceu aos 48 anos nesta quarta-feira. A Polícia de Seul confirmou sua morte em um carro no parque da cidade. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Lee foi encontrado depois que sua esposa relatou à polícia que ele havia saído de casa e deixado o que parecia ser uma nota de suicídio.
Lee estava sob investigação por uso de drogas, sendo interrogado três vezes, por longas horas. Ele havia alegado ter sido coagido por uma recepcionista a consumir substâncias ilícitas, negando conhecimento sobre sua natureza.
Antes desse incidente, Lee não tinha histórico controverso, mas a investigação comprometeu sua reputação. Em outubro, antes de um interrogatório, ele se desculpou publicamente, lamentando a decepção causada e expressando preocupação com sua família.
“Peço sinceras desculpas por causar grande decepção a muitas pessoas por estar envolvido em um incidente tão desagradável”, disse ele. “Sinto pena da minha família, que está enfrentando uma dor tão difícil neste momento”, continuou.
Formado pela Universidade Nacional de Artes da Coreia do Sul, Lee iniciou sua carreira em 2001 em uma série de TV chamada Lovers. Reconhecido por suas performances, ganhou destaque global como o patriarca de Parasita, dirigido por Bong Joon-ho, vencedor do Oscar de 2019.