keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina decreta situação de emergência por conta do aumento de casos de dengue

A governadora em exercício, Marilisa Boehm, assinou um Decreto Emergencial Epidemiológico

X
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom e Imagem ilustrativa
Siga-nos no google-news

Santa Catarina enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, levando a governadora em exercício, Marilisa Boehm, juntamente com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Diretor da Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, a assinar um Decreto Emergencial Epidemiológico. Este decreto, assinado na sede da Defesa Civil em Joinville, um dos municípios mais afetados, visa intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A decisão de decretar emergência vem após a constatação de um elevado número de municípios infestados pelo mosquito e um aumento significativo de casos prováveis de dengue em comparação ao mesmo período de 2023, incluindo registros de óbitos. A situação ameaça extrapolar a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto em nível municipal quanto estadual, exigindo medidas urgentes de contenção.

Marilisa Boehm destacou a necessidade de engajamento da população no combate ao mosquito, especialmente em Joinville, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do vetor. A campanha de comunicação do governo, lançada esta semana, visa sensibilizar a população sobre a gravidade da situação e a importância da prevenção, abrangendo diversos meios de comunicação.

Carmen Zanotto ressaltou a necessidade do decreto para agilizar o apoio do estado aos municípios afetados, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e hidratação adequada para prevenir o agravamento dos casos e reduzir o número de mortes. A iniciativa visa aprimorar o controle do mosquito e garantir atendimento rápido e eficaz aos afetados pela dengue.

Com 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, representando um aumento de 650% em comparação a 2023, a situação em Santa Catarina é crítica. O decreto de emergência e a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti são passos cruciais, mas a colaboração da população é indispensável para eliminar os criadouros do mosquito e frear a disseminação da doença.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Saúde

Joinville começa produção de mosquitos que combatem a dengue; saiba detalhes

Nos próximos dias, as larvas passarão pelo processo de ser tornarem mosquitos para serem soltos

Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

Saúde

Itajaí receberá nova maternidade com investimento do Ministério da Saúde

No total, 36 novas maternidades serão erguidas em 21 estados brasileiros, com um investimento de R$ 4,76 bilhões

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

Mais notícias

Cultura e Lazer

Camboriú: DJ e produtor Renato Ratier assina ‘long set’ nesta sexta-feira no Surreal Park

Evento desta noite será um Preview do "House Mag Festival", que ocorre no fim do mês, também em Camboriú (SC)

Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques