keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação da PC investiga fraude em licitação na cidade de São José

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito

X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público – DECOR/DEIC, realizou na manhã desta terça-feira (26), o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José.

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José.

O pregão eletrônico visava contratar uma empresa especializada para executar serviços de fabricação, instalação, manutenção e reforma de abrigos de passageiros de ônibus do sistema de transporte coletivo do município. No entanto, durante as investigações, descobriu-se que o engenheiro responsável técnico da empresa vencedora também era servidor da Prefeitura Municipal e desempenhou o papel de fiscal do contrato.

Diante das evidências de direcionamento e favorecimento à empresa vencedora, a Polícia Civil abriu um inquérito policial e solicitou os mandados de busca e apreensão, que foram executados nesta manhã.

O servidor envolvido foi exonerado da Prefeitura assim que o caso veio à tona, e outro engenheiro que atuou na fiscalização do contrato também foi desligado da municipalidade pouco tempo depois.

Além disso, foi descoberto que uma servidora terceirizada tentou formatar o computador usado pelo principal investigado logo após sua exoneração, possivelmente para destruir provas.

Os dois engenheiros, a proprietária da empresa e a servidora terceirizada foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

Documentos e dispositivos eletrônicos foram confiscados e serão periciados e analisados para esclarecer os fatos e identificar a possível participação de outras pessoas envolvidas.

A Operação contou com a participação da Diretoria da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da 1ª e 2ª DECOR, sob coordenação da equipe de investigação da DECOR/DEIC.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Segurança

Membros de quadrilha que aplica golpes em idosos são presos em Itajaí

A operação foi realizada em conjunto entre a Polícia Civil de Santa Catarina com a do Paraná

Segurança

Itapema envia primeira equipe para apoiar vítimas das enchentes no RS

A Guarda Municipal auxiliará no atendimento emergencial na cidade de Eldorado do Sul

Segurança

Trabalhador morre soterrado após desabamento de mina em SC

Três outros homens ficaram feridos, mas foram resgatados e passam bem

Segurança

Incêndio em pousada que matou 10 pessoas tem cinco mortos ainda não identificados

A tragédia que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (26), em Porto Alegre, resultou em 10 mortos e 15 ferido

Mais notícias

Negócios

Fort Atacadista expande presença em SC com inauguração de padarias em Lages e Chapecó

Com a abertura das operações, atacarejo chega a marca de 13 unidades da Padaria Fort no estado catarinense

Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller