Na manhã desta quarta-feira (03), Taiwan foi atingido por um terremoto de magnitude 7,7, resultando em uma trágica contagem de sete mortos e 711 feridos, conforme anunciado pela agência nacional de bombeiros. O desastre se concentrou no condado de Hualien, que se encontra a apenas 25 km do epicentro do sismo, segundo a Administração Central de Meteorologia.
Os serviços de trem e metrô foram temporariamente suspensos em toda a ilha
As consequências do terremoto foram severas, pelo menos 26 edifícios colapsaram por toda a nação. Em resposta ao desastre, os serviços de trem e metrô foram temporariamente suspensos em toda a ilha, que possui uma população de 23 milhões de pessoas, incluindo o serviço de metrô na capital, Taipei. O tremor não apenas afetou Taiwan, mas também foi sentido no Japão e nas Filipinas, levando à emissão de alertas de tsunami, que foram suspensos na manhã do mesmo dia.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, recorreu às redes sociais para comunicar a criação de uma Central de Resposta a Desastres, destacando o monitoramento contínuo da situação pelo governo. Tsai Ing-wen enfatizou a importância da colaboração entre os governos central e local para minimizar os impactos do desastre. Ela também anunciou a visita do Ministro do Interior a Hualien para uma avaliação detalhada dos danos e reiterou o compromisso do governo em manter a precisão das informações e fornecer assistência imediata aos afetados.
Último grande terremoto de magnitude similar ocorreu em setembro de 1999
Taiwan, situado no vulnerável “Anel de Fogo” do Pacífico, uma região conhecida por sua alta atividade sísmica, testemunhou seu último grande terremoto de magnitude similar em setembro de 1999. Esse evento anterior deixou um legado de destruição, com milhares de edifícios arruinados, 2.400 vidas perdidas e aproximadamente 100.000 feridos, sublinhando a constante ameaça de terremotos para a ilha.
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.