keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC registra crescimento econômico de 3,9% nos primeiros quatro meses de 2024

O estado supera índice nacional

X
Foto: Porto de Itapoá/ Divulgação
Siga-nos no google-news

Santa Catarina registrou um crescimento econômico de 3,9% nos primeiros quatro meses de 2024, superando o índice nacional que ficou em 2,1%. Este desempenho coloca o estado como líder em expansão econômica no Brasil, de acordo com o relatório recente do Banco Central, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) de abril mostrou que, desconsiderando ajustes sazonais, a economia catarinense cresceu 2,6% em relação ao mês anterior, destacando-se no cenário nacional.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, atribuiu este crescimento robusto à redução da taxa de juros iniciada em agosto do ano passado, que melhorou as condições de crédito. Esta mudança beneficiou especialmente a indústria, que viu um aumento significativo de 6,5% no período analisado, impulsionada pela demanda por bens de capital e bens de consumo durável.

Um dos setores que mais se destacaram foi o de equipamentos elétricos, que registrou um aumento de 16,1% na produção, impulsionado pela forte demanda externa, particularmente nos mercados da África do Sul e Canadá. Outros setores como o de máquinas e equipamentos também mostraram um desempenho positivo, com um aumento de 10,2%.

O mercado de trabalho aquecido em Santa Catarina contribuiu significativamente para este cenário positivo, resultando em um aumento da renda e, por consequência, do consumo das famílias. Isso é evidenciado pelo crescimento de 7,8% na produção de veículos automotores, impulsionado pela demanda interna robusta e condições favoráveis de financiamento.

Além disso, o comércio de veículos, motocicletas, partes e peças cresceu 13,9%, refletindo a confiança do consumidor e a disposição para gastos maiores.

Marcelo de Albuquerque, economista do Observatório Fiesc, destacou também a importância do setor de produtos químicos, que viu um aumento de 6,4%, e do setor de serviços, que registrou o maior crescimento com 6,7%.

A expansão do comércio ampliado, que teve alta de 5,5%, e a contínua demanda por serviços relacionados a transportes, especialmente no escoamento de produtos, demonstram a vitalidade da economia catarinense.

Este crescimento econômico robusto de Santa Catarina reflete a resiliência de sua indústria e o dinamismo de seu mercado de trabalho, prometendo um ano de resultados positivos para o estado.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Economia

Mais de 45 mil MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas

O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025

Economia, Negócios

PixCard, de SC, inova em crédito parcelado por pix e planeja crescer mais de 170%

Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional

Economia

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro

Economia

Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

No ritmo de crescimento em 2024, a NDI Log, localizada em Barra Velha, prevê alta de até 40% no segundo semestre

Economia

Governo de SC arrecada R$ 4,3 bilhões em junho e registra alta real de 8,4%

No entanto, foi a primeira vez no ano em que o indicador não ultrapassou a marca dos 10%

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas