Uma semana de imersão em produção audiovisual com foco na sala de aula. Foi esta a experiência vivida pela professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, que participou da 11º edição do Geração Futura Educadores 2020, realizado entre os dias 27 a 31 de janeiro, no Rio de Janeiro. O programa é uma iniciativa do Canal Futura, organização educativa mantida pela Fundação Roberto Marinho.
Anualmente, o programa seleciona 22 professores de todo o país que participam de diversas oficinas com técnicas para a produção de conteúdos audiovisuais. O encontro acontece na sede da emissora, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo canal. A seleção dos participantes leva em conta projetos que utilizam como recurso didático os programas exibidos pelo Canal Futura.
Durante o curso, a professora Patrícia, que leciona nos anos iniciais da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, no bairro Itaipava, participou de aulas de produção de roteiro, direção de fotografia e produção e edição de vídeo. Ela também conheceu os estúdios da emissora, onde acompanhou os bastidores da produção e o dia a dia do canal televisivo cujo principal foco é a educação.
“Foi uma experiência extraordinária, um momento de muita troca de conhecimento e de grande aprendizado, principalmente pelo fato de que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aponta para a necessidade de aplicarmos as mídias digitais no dia a dia escolar e no desenvolvimento de competências relacionadas à utilização dessas tecnologias de informação e comunicação”, comenta a professora.