keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Foragido de SC e procurado por homicídio é preso no Paraguai durante operação

Operação envolveu diversos policiais brasileiros e paraguaios

Siga-nos no google-news

Uma ação conjunta das forças de segurança do Brasil, incluindo a Polícia Civil de Santa Catarina, e a Polícia Nacional do Paraguai, resultou na prisão de um foragido da Justiça catarinense no Paraguai. O homem capturado é apontado como autor de um homicídio e uma tentativa de homicídio em Imaruí, no Sul do Estado, em março de 2019.

A prisão envolveu o Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CIOF/SEOPI/MJSP), além da Polícia Civil de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná, do GAECO/MPSC e da Polícia Nacional do Paraguai. Conforme a investigação, o homem estava escondido no Paraguai havia nove meses.

O CIOF/SEOPI/MJSP com sede em Foz do Iguaçu (PR) recebeu informações da Polícia Civil de Santa Catarina por meio da Delegacia de Imaruí e do GAECO de São Miguel do Oeste (SC), de que o autor de homicídio e homicídio tentado estava em  Ciudad del Este, no Paraguai. Logo após, o CIOF/SEOPI/MJSP passou a tratar as informações, sendo acionada a Polícia Nacional do Paraguai, através do Departamento de Investigação de Alto Paraná.

Durante dez dias houve intensa troca de informações entre as polícias visando a localizado do foragido. Em razão da integração, no final da tarde de quarta-feira (15), o homem foi localizado e preso em uma casa em Ciudad del Este por equipes do Departamento de Investigação de Alto Paraná da Polícia Nacional.

Depois do procedimento de expulsão realizada pelo Paraguai, o homem foi entregue na Ponte Internacional da Amizade às equipes do CIOF, Força Nacional e Polícia Civil do Paraná. Na ocasião foi formalizado o ingresso do brasileiro foragido junto ao setor de migração da Polícia Federal na PIA. Em seguida, as equipes do CIOF, FN e PCPR, formalizaram a entrega do preso na 6ª SDP para procedimentos legais.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Imaruí, deu início às tratativas para transferência do preso para o território catarinense. De acordo com as apurações, poucos dias após os crimes praticados em Imaruí, o autor dos disparos deslocou-se para o Paraguai, tendo alugado uma casa de dois pisos no Km 4. Desde então (aproximadamente 9 meses), o investigado locava quartos para dezenas de brasileiros oriundos de diferentes Estados e que cursam a faculdade de medicina no país vizinho.

O crime em Imaruí

No dia 20 de março do ano de 2019 ocorreram os crimes de homicídio consumado e tentativa de homicídio duplamente qualificados (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas) em Imaruí, motivados por um desacordo numa negociata de compra e venda de um terreno.

Logo após a realização de diligências, descobriu-se que dois homens praticaram os crimes, os quais tiveram as prisões preventivas decretadas pelo Judiciário após representação da Polícia Civil de Imaruí.

Integração

Segundo o delegado regional de Laguna, Raphael Giordani, a integração entre as diversas instituições de segurança foi fundamental para a prisão do foragido. Giordani destaca também a atuação do delegado da PC catarinense no caso, Adriano Bini, atualmente integrante do Centro Integrado de Operações de Fronteira, em Foz do Iguaçu.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento