Os guarda-vidas da praia de Mariscal, em Bombinhas, conseguiram salvar a vida de dois banhistas. Eles foram arrastados por volta das 17h50 desta sexta-feira (3). Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois entraram em uma corrente de retorno e não conseguiram voltar. Os guarda-vidas perceberam a gravidade da ocorrência e foram fazer o resgate. Eles conseguiram alcançar as duas pessoas, mas devido ao tamanho das ondulações e a força da corrente de retorno, nadaram mar adentro.
O resgate foi concluído com a chegada do helicóptero Arcanjo 3. Na chegada da aeronvave, foi lançado o tripulante operacional no mar. Ele conseguiu organizar a retirada dos dois banhistas e também dos três guarda-vidas. As vítimas foram liberadas no local, já que não apresentavam nenhum sinal de afogamento.
Desde o começo do verão, 28 pessoas morreram afogadas em rios, lagos, e no mar em Santa Catarina. A informação é do Corpo de Bombeiros. É mais de uma morte por dia desde o começo da Operação Verão 2019/20. O número também corresponde à metade das mortes registradas durante todo o verão anterior (temporada 2018/2019), quando aconteceram 51 óbitos. Nesse mesmo comparativo, a proporção era de uma morte por afogamento a cada três dias, aproximadamente.
Apesar do grande número de turistas nas praias do Litoral, são as águas de rios e lagos que mais fizeram vítimas: 18 casos. Outros 10 aconteceram no mar. As vítimas, 27 eram homens e apenas uma mulher. Os afogamentos se acentuaram com o começo do verão, no último dia 22. A partir desta data ocorreram 18 casos. Foi também quando chegou a maior onda de calor até agora no Estado.
Afogamentos em SC:
Água doce: 18 óbitos por afogamentos
Água salgada: 10 óbitos por afogamentos
Óbitos em área considerada com prevenção (atende os critérios de distância e horário): 3
Gênero: 27 homens e 1 mulher
Idade média: 27 anos
Fonte: Corpo de Bombeiros de SC
Dados de 12 de dezembro a 2 de janeiro