keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ecopontos começam a receber pilhas, lâmpadas e baterias

A fase é experimental porque esse serviço nunca foi oferecido à população de Balneário Camboriú

X
Siga-nos no google-news

Os quatro ecopontos de Balneário Camboriú começaram a receber nesta sexta-feira, em caráter experimental, pilhas, lâmpadas e baterias, resíduos que por lei estão sujeitos a logística reversa -o estabelecimento comercial que vendeu é obrigado a receber o produto após sua vida útil- que na prática não funciona de forma ideal e acaba poluindo o meio ambiente.

A entrega nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

A fase é experimental porque esse serviço nunca foi oferecido à população de Balneário Camboriú. As pilhas, diversos tipos de lâmpadas e as baterias utilizam materiais extremamente tóxicos em sua fabricação, por isso o descarte desses resíduos deve ser feito de forma especializada.

O prefeito Fabrício Oliveira destacou que receber esse material nos ecopontos se trata de um acréscimo que enriqueceu o ReciclaBC, um dos nortes ambientais mais importantes de Balneário Camboriú porque gera consciência, educação ambiental e engajamento naquilo que a cidade precisa se destacar. 

“Um pilar econômico de Balneário Camboriú se chama meio ambiente e para isso temos que trabalhar em todas as áreas, envolver as pessoas e incorporar serviços ao ReciclaBC que a cada dia se destaca como um dos mais sucedidos projetos de reciclagem implantados no Brasil”, finalizou o prefeito.

Os ecopontos

Eles estão na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na  Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia. Durante o dia tem um monitor prestando orientações.

O ecoponto recebe papel, metal, plástico e vidro. A partir de hoje passa a receber lâmpadas, pilhas e baterias.  A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

 

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?

Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

 

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?

Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

 

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?

Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

gunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?Per

Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.  

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?

Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?

Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável.  No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?

Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis. 

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?

Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na  Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante  dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas, pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

 

 

Ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/ 

 

Ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/

 

Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 99993-0220

 

Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Eventos, Geral

Noha lança nova coleção de verão em Balneário Camboriú

Badalado coquetel de lançamento movimentou a loja no Balneário Shopping

Geral

Justiça mantém venda de terrenos da CEF na Praia de Taquarinhas

A decisão, proferida pela 3ª Vara Federal de Itajaí, rejeitou os argumentos apresentados em uma ação popular movida por um deputado estadual de Santa Catarina

Geral

Apostadores de SC ganham prêmios na última Mega-Sena do ano

O prêmio principal, de R$ 16 milhões, não teve ganhadores e acumulou para a Mega da Virada

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Grupo catarinense cresce mais de 26% com imóveis para investimento

Valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina impulsiona negócios com imóveis no modelo de investimento SPE (Sociedade de Propósito Específico) - os chamados “a preço de custo”

Eventos

The House comemora sucesso da 14ª Edição no LK Design Hotel, em Florianópolis

Durante os dois dias de evento, além das compras de fim de ano, clientes puderam participar de workshops e mergulhar no espírito natalino; confira quem passou por lá