keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Júri condena homem que espancou e matou indígena a mais de 20 anos de prisão

Juiz proferiu a sentença após um júri popular que aconteceu no Fórum de Balneário Piçarras

Siga-nos no google-news

 

Na tarde de terça-feira (25), Gilmar César de Lima, foi condenado em 21 anos e 4 meses de prisão pela morte do professor indígena, Marcondes Namblá. O crime aconteceu no dia 1º de janeiro de 2018, em Penha. O juiz da 2ª Vara, Luiz Carlos Vailati Junior proferiu a sentença após um júri popular que ocorreu no Fórum da Comarca de Balneário Piçarras.

As investigações apontaram que Lima e Namblá brigaram por conta de um cachorro denunciado e por conta da discussão, as agressões aconteceram e resultaram na morte do indigina. Segundo informou o Jornal O Comércio, a defesa de Gilmar tentou argumentar que ele agiu em legítima defesa – tese refutada pelo magistrado após a apresentação das provas.

O crime incluiu agravantes cometidos por motivo fútil e que dificultaram a defesa da vitima, segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Câmeras de segurança também gravaram o momento das agressões. O professor, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ensinava crianças de tribos indígenas e tinha como próximo objetivo cursar mestrado. No verão, vinha ao litoral para vender picolés e complementar a renda familiar, formada por mais cinco filhos. 

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, onde passou por 3 cirugias, mas no dia 2 de janeiro de 2018, não resisitu. Ele pertencia a tribo Laklãnõ-Xokleng, da Terra Indígena Laklãnõ, do município de José Boiteux. O acusado foi encaminhado ao presidio de Canhanduba, em Itajaí. 

 

*Com informações do Jornal O Comércio

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008