keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Taxa de homicídios cresceu 9,7% no estado em 2017

Cidades da região como Balneário Camboriú, Penha e Navegantes tiveram acréscimo. Já Itapema registrou cinco homicídios a menos que em 2016

Siga-nos no google-news

Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram que, em 148 municípios de Santa Catarina, o índice de homicídios foi zero em 2017. Em outras 147 cidades, houve registro de assassinatos, sendo que em 59 delas ocorreu um homicídio, um percentual de 50,6%. 

De acordo com o relatório organizado pela Diretoria de Inteligência e Informação (Dini), através da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da SSP, ocorreram em 2017, em números absolutos, 981 homicídios dolosos contra 894 em 2016, um incremento de 9,7% em relação ao ano anterior. Os números são relativos ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. 

>>> Os homicídios de 2017

A taxa 100 de homicídios fechou 2017 com 14 mortes por grupo de 100 mil habitantes, e embora configure nível de problema não poderia ser considerada alarmante. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) até 10 configura normalidade, entre 10 e 20, problema, e acima de 20, endêmico. A estatísticas também registram que 70,1% das vítimas possuíam antecedentes policiais e 73,9% dos autores tinham passagem pela polícia.

“É inegável que a criminalidade está cada vez mais audaciosa, e isso é inquietante. Temos enfrentado a criminalidade com políticas públicas, em conjunto com a sociedade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba. Ele destacou que, de 2011 até hoje, foram nomeados 9.344 servidores para a Segurança Pública.

No que se refere às ações da Polícia Judiciária, têm sido intensificada a produção de conhecimentos na área da inteligência a fim de bem subsidiar inquéritos policiais e demais investigações em curso com foco no crime organizado e suas derivações.

Especificamente sobre o combate às facções criminosas, a Segurança Pública tem atuado com força e determinação. Em abril de 2016, por exemplo, foram cumpridos 115 mandados de prisão na maior operação contra uma facção criminosa de São Paulo que atua em Santa Catarina. As facções também agem a partir do sistema prisional, por isso é fundamental o trabalho de compartilhamento de informações com a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Ainda segundo o secretário, “o quadro geral em Santa Catarina apresenta números bem distanciados da realidade nacional, o que tem colocado nosso Estado em permanente condição de destaque”. Desde 2014, Santa Catarina têm se preservado no final da tabela, com o melhor índice dentre os Estados da Federação, destaca o titular da SSP.

Roubos registram redução

Números oficiais da Dini mostram redução no número de roubos no comparativo entre 2016 e 2017. No ano passado, no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro, foram registrados em Santa Catarina 18.845 ocorrências de roubo contra 16.503 no mesmo período este ano, uma redução de 12,4%.

>>> Os roubos de 2017

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados