keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Estiagem pode comprometer abastecimento de água em Camboriú e Balneário Camboriú

Barragens no Rio Camboriú e estiagem prejudicam abastecimento de água em Balneário Camboriú e Camboriú

Siga-nos no google-news

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) se reuniu neste sábado (16) com representantes da Prefeitura de Camboriú para tomar medidas para solucionar o problema que deve prejudicar o abastecimento de água nas duas cidades. De acordo com a Emasa, devido às barragens feitas no Rio Camboriú foi preciso diminuir a vazão da Estação de Tratamento de Água (ETA), e o abastecimento poderá ficar comprometidos até a solução do problema.

A barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. Em Camboriú  elas são usadas por agricultores na rizicultura (cultivo de arroz). Como o nível do rio já está baixo devido a estiagem, as barragens prejudicam ainda mais a captação de água para o abastecimento da Emasa. Na medição deste sábado (16) o nível do rio estava em 1.14 m e o ideal é acima de 1.30 m para que a bomba de captação funcione bem.

“Entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e também de Saneamento de Camboriú para fiscalizarem essas barreiras. Existe uma legislação que estabelece que a água deve ser utilizada primeiramente para consumo humano e depois para outros fins, como agricultura. Agora, vamos esperar eles retirarem a barragem para ETA funcionar normalmente”, comentou a diretora técnica da EMASA, Roberta Orlandi.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008