keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Construção da Estação de Tratamento de Água de Penha recebe etapa da concretagem

As obras da Estação de Tratamento de Água de Penha seguem em ritmo acelerado. Até o momento já foram realizadas as obras de concretagem do tanque de contato, armação do aço do tanque de lodo […]

X
Siga-nos no google-news

As obras da Estação de Tratamento de Água de Penha seguem em ritmo acelerado. Até o momento já foram realizadas as obras de concretagem do tanque de contato, armação do aço do tanque de lodo e concretagem da base dos módulos metálicos da ETA Penha. Também foi realizada a conclusão das obras da adutora de água bruta, que liga a captação à estação de tratamento.

Já as obras de construção da adutora de água potável de 315 milímetros, que vai levar água até o reservatório do Mariscal, se aproximam dos 3 quilômetros, dos 5 quilômetros previstos. Até o momento  já foram utilizados na obra  mais de 150 metros cúbicos de concreto na obra.

O engenheiro Pedro Escobar Senra, da concessionária Águas de Penha, que supervisiona o andamento da obra, explica que a intenção é aumentar o número de operários na construção para que os trabalhos avancem no maior número de frentes de trabalho possíveis de forma simultânea. “Essa é uma obra essencial para a cidade de Penha e segue em andamento de acordo com o cronograma”, pontua a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.

Ela destaca ainda a importância do acompanhamento das obras pelos moradores. “Desejamos que a população acompanhe a construção em tempo recorde desta Estação de Tratamento de Água, que sequer estava prevista no contrato de concessão, e conheçam o esforço da empresa em amenizar os problemas de abastecimento no período de temporada”, enfatiza.

Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em Penha em 70 litros por segundo nos períodos de maior consumo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras. A estação ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto, no bairro Santa Lídia. Com um investimento de R$ 9 milhões, a ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo no município.

De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”.

Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008