keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Transplantes de órgãos: Governo regulamenta lei que institui selo “Santa Catarina por uma Nova Vida”

O governador Carlos Moisés editou decreto nesta segunda-feira, 19, que regulamenta a Lei  17.695, de 2019, que institui o selo “Santa Catarina por uma Nova Vida”. O reconhecimento será concedido anualmente a pessoa, profissional ou instituição, […]

X
Siga-nos no google-news

O governador Carlos Moisés editou decreto nesta segunda-feira, 19, que regulamenta a Lei  17.695, de 2019, que institui o selo “Santa Catarina por uma Nova Vida”. O reconhecimento será concedido anualmente a pessoa, profissional ou instituição, pública ou privada, que se destacar no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no Estado. 

Os critérios para definição de quem receberá o selo serão baseados em dados técnicos, sendo considerados os resultados obtidos pelas instituições e a relevância de ações que contribuem para o aprimoramento do Sistema Estadual de Transplantes de SC.

Santa Catarina ficou em segundo lugar em doações de órgãos no primeiro semestre deste ano, atrás apenas do Paraná, conforme dados da Associação Brasileira de Transplantes de órgãos (ABTO). “Somos destaque no país e nada mais justo do que fazer o reconhecimento dos que contribuem para salvar vidas em nosso Estado”, reforçou o governador.

Premiação

Pelo texto do decreto, poderão ser premiados a família doadora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), além dos hospitais, médicos, enfermeiros e equipes transplantadoras que obtiverem melhor resultado no ano.

Também terão o reconhecimento as unidades hospitalares que mais se destacarem pelo crescimento e pela efetividade em doação e transplantes no ano, as instituições que prestarem apoio logístico-operacional terrestre ou aéreo e as quatro instituições ou personalidades que mais colaborarem para o Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina, indicadas pela SC Transplantes.

A cerimônia de premiação será realizada no mês de abril de cada ano e levará em consideração resultados e ações do ano anterior.  A relação daqueles que receberão o selo “Santa Catarina por uma Nova Vida” será encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da SC Transplantes.

Decreto 896/2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Pedro Scooby e grupo de surfistas chegam ao RS para ajudar nos resgates

Surfistas especializados levam jet skis e equipamentos ao estado

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mais notícias

Negócios

Fort Atacadista expande presença em SC com inauguração de padarias em Lages e Chapecó

Com a abertura das operações, atacarejo chega a marca de 13 unidades da Padaria Fort no estado catarinense

Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller