keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Morre baleia que foi transportada pela BR-101 até Florianópolis

A cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), que estava em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/3Animal), após ser transportada de Imbituba para Florianópolis, pela BR-101, com apoio da PRF, veio a óbito […]

X
Siga-nos no google-news

A cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), que estava em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/3Animal), após ser transportada de Imbituba para Florianópolis, pela BR-101, com apoio da PRF, veio a óbito no início da manhã desta quarta-feira (21). O animal foi encaminhado para necropsia para tentar identificar o motivo do encalhe e a possível causa da morte. O resultado sairá nos próximos dias.  Segundo a responsável técnica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), médica veterinária Marzia Antonelli, o animal apresentou um comportamento mais ativo durante a madrugada.

“Ela nadava bastante e tentava mergulhar, sem a necessidade de contenção. No início da manhã, ela foi hidratada e medicada”, explica Marzia. Mas, infelizmente, ela teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.  Os resultados dos exames complementares até agora apontam que os parâmetros estavam de acordo com os padrões desta espécie. O animal passará por necropsia para tentar descobrir as possíveis causas do encalhe e da morte. Tão logo estejam prontos, divulgaremos os resultados.

Para o gerente do PMP-BS/R3 Animal, o oceanólogo Emanuel Ferreira, apesar do ocorrido, a experiência que fica vai contribuir para o auxílio em encalhes futuros de cetáceos e na ajuda da preservação das espécies. “Só o fato de conseguirmos transportar e manter vivo por mais de 24 horas um animal deste porte, já é uma conquista. A reabilitação de cetáceos é algo muito difícil e complexo. Temos certeza que investimos todos os esforços e conhecimentos para proporcionar o bem-estar do animal durante o tratamento”, avalia Emanuel.

A cachalote-pigmeu era uma fêmea, com 3 metros de comprimento e 370 quilos. Ela encalhou na praia da Ribanceira, em Imbituba, na segunda-feira (19). Chegou a ser desencalhada por duas vezes por pescadores e moradores, mas encalhou novamente. As instituições executoras do PMP-BS naquela região, Instituto Australis e Udesc, juntamente com o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia-franca foram acionados e optou-se então pela translocação do animal até Florianópolis. Uma equipe da R3 Animal, composta por veterinários, biólogos e oceanólogo fez o transporte em um trailer adaptado para animais marinhos. A operação contou com o apoio e a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A cachalote-pigmeu vive em águas profundas em todos os mares temperados, tropicais e subtropicais, por isso é dificilmente avistada próxima às praias. Ela possui a cabeça quadrangular, pode atingir 400 quilos e medir até 4 metros de comprimento. Tem a coloração cinza-azulado escuro no dorso, com ventre mais claro. Alimenta-se de lulas, pequenos peixes e crustáceos. É um animal ameaçado de extinção e, quando em situação de perigo, libera um líquido avermelhado escuro para tentar escapar de predadores.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008