keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Poderosa linha de tempestades avança para Santa Catarina no final de semana

Uma poderosa linha de tempestades avança da Argentina e do Uruguai para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

X
Siga-nos no google-news

A previsão do tempo é para um cenário de tempo severo no Sul do Brasil neste final de semana, principalmente no sábado. Segundo site MetSul, especializado em avisos meteorológicos, uma poderosa linha de tempestades avança da Argentina e do Uruguai para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há risco de temporais durante o sábado (19). Em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil, o dia começa com sol entre poucas nuvens, porém há condições para temporais severos no decorrer do dia devido ao avanço de uma frente fria. A chuva começa no início da tarde no Oeste e se desloca para as demais regiões. Há risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de risco de vendavais onde as rajadas podem passar dos 100km/h, capazes de causar danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.

Para o domingo (20), a previsão em Santa Catarina é de dia com muita nebulosidade e chuva. A frente fria se desloca rapidamente pelo Estado provocando chuva em todas as regiões. Há condições para tempestades severas, portanto se mantém o risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.

Ciclone não vai se formar Sul do Brasil

Uma área de baixa pressão que se deslocará pelo Centro da Argentina vai dar origem a um ciclone extratropical profundo no Leste da Argentina no sábado, longe do Sul do Brasil. É associado a este centro de baixa pressão que estará a linha de tempestades que se formará no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone). A tendência é que este ciclone permaneça sobre o mar e gradualmente se afaste do continente durante o fim de semana, em nenhum momento alcançando o Rio Grande do Sul e sem qualquer paralelo com o ciclone bomba do inverno.

No Rio Grande do Sul, como este sistema impulsionará ar mais frio para o Estado e que ingressará no final do domingo no Sul e nas demais regiões na segunda, podem ocorrer rajadas de vento por vezes forte na segunda, mas que não enxergamos tenham potencial de danos.

O ciclone, por outro lado, deve gerar vento muito intenso sobre o mar na costa argentina, o que vai gerar uma pista de vento sobre o oceano que gerará agitação marítima. O swell gerado deve alcançar a costa do Rio Grande do Sul no começo da próxima semana com ondas altas e ressaca na orla. As atividades do porto de Rio Grande podem ser afetadas.

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008