keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Secretaria da Agricultura interdita cultivos de ostras e mexilhões em São José e Biguaçu

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Serraria e Barreiros, no município de São José, e de Tijuquinhas […]

X
Siga-nos no google-news

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Serraria e Barreiros, no município de São José, e de Tijuquinhas e São Miguel, em Biguaçu.

A medida é necessária devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. A partir desta terça-feira, 19, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

Exames laboratoriais detectaram a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos para o consumo de moluscos bivalves.

Áreas liberadas sob condição

Santa Catarina tem ainda algumas áreas liberadas sob condição, ou seja, as ostras e mexilhões só podem ser comercializados após depuração ou tratamento térmico.

As localidades que estão nessa classificação são: Paulas, em São Francisco do Sul; Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha; Laranjeiras, em Balneário Camboriú; Canto dos Ganchos, Calheiros, Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos; Barro Vermelho, em Florianópolis; Ponta de Baixo, em São José; Barra do Aririú, Praia do Pontal, Praia do Cedro, Enseada do Brito e Passagem do Maciambú, em Palhoça.

Monitoramento

A Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1,9 mil empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Santa Catarina é destaque nacional

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Pedro Scooby e grupo de surfistas chegam ao RS para ajudar nos resgates

Surfistas especializados levam jet skis e equipamentos ao estado

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mais notícias

Economia

Festival de Fraldas: Fort Atacadista oferece descontos especiais em itens para bebês

Promoção é válida a partir do dia 6 de maio e segue até o próximo dia 19 em todas as unidades da rede

Segurança

Itapema envia primeira equipe para apoiar vítimas das enchentes no RS

A Guarda Municipal auxiliará no atendimento emergencial na cidade de Eldorado do Sul