keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

VÍDEO: Avião que transportava vacinas entre em rota de colisão com Boeing em Curitiba

De imediato, os pilotos da GOL fazem uma curva para evitar a colisão

X
Siga-nos no google-news

Na manhã de terça-feira (19), um avião monomotor com doses da vacina CoronaVac a bordo, fez uma curva errada após a decolagem e entrou em rota de colisão com um Boeing da GOL, no Paraná. A informação é do AEROIN, site de notícias especializado em aviação comercial.

A situação, no mínimo inusitada, envolveu um Boeing 737-800 da GOL de matrícula PR-GUC e um Cessna C208 Caravan do governo paranaense, de matrícula PP-MMS. Esse último levava doses da vacina para Londrina (PR) e decolou do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba (PR).

Em um áudio do Controle Aéreo obtido pelo AEROIN é possível ouvir o momento que a controladora instruiu o jato comercial a abandonar a aproximação do aeroporto para evitar o acidente. Ela revelou que tinha o indicativo de chamada (call-sign) Resgate 03.

Mudança de rota

De imediato, os pilotos da GOL fazem uma curva para evitar a colisão e também respondem à controladora, cortejando a informação. Neste momento, é possível ouvir o alarme de desativação do piloto automático do Boeing 737, apontando que a aeronave estava em modo automático e os pilotos precisaram desativá-lo para tirá-la da rota de colisão.

O piloto da GOL também confirma TCAS RA, que é o Resolution Advisory, que é um comando de voz para evitar uma colisão, indicando para subir ou descer. Este aviso de RA só é dado quando o jato está a 3 milhas náuticas (5,5km) de distância da outra aeronave ou a 25 segundos ou menos do impacto.

Em seguida, quem fala é o Resgate 03, informando que está corrigindo sua rota e voltando para a curva prevista, que era para a esquerda e não à direita. Após isso, o GOL arremete e o C208 segue sua rota prevista para Londrina. Minutos depois o Boeing 737 pousou no Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), sem nenhum problema adicional, conforme apurou o site.

“Fiquei perplexa”

Uma passageira do avião comercial contou ao Portal Banda B que ninguém entendeu o motivo do piloto abortar o pouso. Segundo a professora Jessica Matias, a “ficha caiu” só quando ela soube à noite pela imprensa que poderia ter ocorrido uma tragédia.

“Estava voltando do Rio Grande do Norte com meu filho, após quase um mês de férias. Embarcamos às 9h10 em Guarulhos para Curitiba. A gente estava chegando quando o piloto só avisou que o pouso estava cancelado. Ninguém entendeu. Daí rodamos uns sete ou oito minutos e pousamos normalmente, mas sem entender o motivo do cancelamento”, explicou a passageira.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008