A Polícia Civil, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação “Juliana” para cumprir 12 medidas judiciais expedidas pelo Judiciário local, em Laguna. São seis mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e um mandado de medida cautelar alternativa à prisão.
A operação visa dar continuidade às prisões realizadas no dia 29 de maio, ocasião em que foram presos dois homens por tráfico de drogas no bairro Jardim Juliana. A partir de então, diversas diligências investigativas foram realizadas pela DIC, que apurou a existência de uma associação criminosa voltada à prática do tráfico de drogas e enraizada no bairro Jardim Juliana. Conforme a investigação, não satisfeita com o comércio de maconha, ecstasy, e ‘loló’, a associação criminosa também vinha se vangloriando por intermédio da posse clandestina e irregular de armas de fogo, geralmente demonstradas por intermédio de fotografias nas redes sociais.
Ainda foi possível, através da investigação criminal, apurar a conduta individualizada e desenvolvida pelo grupo criminoso, desde o responsável pelo abastecimento da droga a diversos pontos do município de Laguna – dentre os quais se inclui o bairro Jardim Juliana -, como também o responsável pela ocultação da droga, por sua venda, pela contabilidade e por todo apoio logístico empregado.
“Tranquilidade aos moradores”
A operação contou com a participação de policiais civis das Delegacias de Polícia de Laguna (DPCo e DPCAMI), Imbituba (DPCo), Garopaba (DPCo), Pescaria Brava (DPMu) e de Capivari de Baixo (DPCo) e foi deflagrada como forma de finalização das investigações do inquérito policial, o qual resultou no indiciamento de oito pessoas. De acordo com o delegado Bruno Fernandes, trata-se de importante operação com êxito na delimitação das condutas desenvolvidas por pelo menos oito investigados, que vinham ostentando os ilícitos cometidos, e zombando ao publicarem diversas fotografias com armas de fogo.
“Trata-se de importante medida tomada no âmbito do município de Laguna, especialmente no que tange aos moradores do bairro Jardim Juliana, que voltarão a ter a devida tranquilidade local”, afirma o delegado.