keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Bailarina de Balneário Camboriú participa de residência artística em Brasília

Projeto Take, que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura do município, prevê oficinas e apresentação on-line como contrapartida

X
Siga-nos no google-news

A bailarina Caroline Calcaterra, de Balneário Camboriú, ficou sete dias imersa em uma residência artística com a companhia Nós no Bambu, de Brasília (DF). O objetivo foi pesquisar a dança contemporânea com uso de instrumentos acrobáticos feitos com bambu. Os aprendizados e experiências do estudo, realizado em fevereiro deste ano, vão inspirar oficinas e uma apresentação on-line oferecidas, em abril, como contrapartida cultural. O projeto “Take – A dança contemporânea aplicada ao estudo Corpo-bambu” é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

A residência artística com a companhia Nós no Bambu, que desenvolveu o Movimento Integral Bambu e tem mais de 18 anos de atividades na área, além de vários espetáculos em cartaz, foi ministrada pelas instrutoras Poema Muhlenberg e Ana Flávia Almeida. Ao todo, foram 5 dias de residência e dois dias de pesquisa livre em Brasília. A temática do projeto foi o encontro da proponente com os instrumentos acrobáticos feitos de bambu e a experimentação de movimentos com essas formas.

“Na residência explorei a dança contemporânea e o estudo Corpo-bambu, que é a união dessas formas. Também foram abordados outros temas como a prevenção com lesões através de exercícios de mobilidade, a criação de instrumentos acrobáticos com bambu e as possibilidades cênicas, usando técnicas e interações corporais poéticas”, explica a proponente do projeto e bailarina, Caroline Calcaterra.

Inscrições abertas para oficina

O resultado dessa experiência artística será apresentado ao público em forma de performance no dia 16 de abril, às 21h, no canal de YouTube do Núcleo Corpóreo: https://www.youtube.com/channel/UC9mM1T-epoTbh7SpqD3qKmA.

Caroline também vai oferecer duas oficinas gratuitas como contrapartida cultural. O primeiro encontro será destinado a bailarinos e abordará a mobilidade e a criação de movimentos com elementos e formas feitas de bambu. A aula será ministrada no Studio de Dança Adriana Alcântara, no dia 18 de abril, às 15h. Serão oferecidas apenas oito vagas para respeitar o distanciamento social e as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. A inscrição deve ser feita antecipadamente pelo e-mail [email protected].

A segunda oficina será ofertada a crianças e professores do projeto Oficinas, de Balneário Camboriú. O encontro, com vagas limitadas devido à pandemia, vai abordar a mobilidade e o movimento com bastão de bambu. A data, horário e local da oficina estão em definição em conjunto com a Fundação Cultural do município.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Canoas e redes prontas! Pesca da Tainha vai começar e expectativa é de safra boa em Itapema

Pesca artesanal da Tainha será liberada nesta quinta-feira (1) em Santa Catarina

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Mais notícias

Negócios

Aluguel de louças se torna alternativa econômica e prática para receber convidados

Empresária catarinense, especialista em mesa posta, investiu no negócio há um ano e inaugura, em breve, a primeira filial em Balneário Camboriú

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h