keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cidasc e Polícia Civil apreendem agrotóxicos em situação irregular em SC

A fiscalização constatou que a comercialização clandestina já ocorria há algum tempo e que abrangia também outros tipos de insumos.

X
Foto: Departamento Regional de Joinville
Siga-nos no google-news

Uma operação conjunta do Departamento Regional de Joinville e da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão e encontraram agrotóxicos em situação irregular em loja agropecuária de Joinville. A ação, deflagrada no dia 26 de julho, encontrou embalagens sem identificação e sem registro, produtos fracionados e armazenados de forma irregular. Além disso, o estabelecimento não tinha autorização da Cidasc para o comércio de agrotóxicos.

A fiscalização constatou que a comercialização clandestina já ocorria há algum tempo e que abrangia também outros tipos de insumos. Foram encontradas sementes de milho embaladas em sacos plásticos, de forma fracionada, sem identificação. A legislação exige que o rótulo indique a origem e a qualidade do produto. 

Os produtos foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) da Polícia Civil de Joinville para análise laboratorial do conteúdo das embalagens e comprovação do crime. O gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas, Matheus Mazon Fraga, considera as operações conjuntas um instrumento importante para apontar e responsabilizar os culpados.

“Além de serem mais contundentes, permitem encontrar irregularidades e responsáveis que  a Cidasc dificilmente encontraria nas fiscalizações de rotina. O apoio técnico e as informações levantadas são de qualidade superior e permitem, através de cruzamento de dados, apontar com precisão os locais e os responsáveis. Assim, através dessas relações institucionais, a Cidasc cumpre sua missão que é executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, afirma Fraga.

A operação conjunta com a Polícia Civil contou com a participação dos colaboradores da Cidasc Márcio Niederauer, engenheiro agrônomo, e Odair José Mantoanelli e Adilson Antônio Júnior, técnicos agrícolas. 

A comercialização de insumos sem identificação, contrabandeados ou que tenham sua composição alterada de alguma forma é proibida. Os pontos de venda devem ser registrados e são fiscalizados pela Cidasc. Adquirir insumos fora destes locais ou comprar produtos de origem duvidosa ou fora das embalagens individuais traz riscos de saúde e econômicos para o produtor, pois não há controle sobre a qualidade, segurança e eficiência do produto aplicado.   

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física