“Não permitimos viadagem na sala de aula”, prefeito de Criciúma demite professor que exibiu videoclipe do rapper Criolo
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o político disse que a administração não concordava com o conteúdo "erotizado" e a "viadagem na sala de aula"
Clésio Salvaro, prefeito pelo PSDB da cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, anunciou a demissão de um professor temporário da rede municipal de ensino que exibiu um clipe do rapper Criolo aos alunos. A produção da música “Etérea” tem temática LGBTQIA+. O clipe tem 1,2 milhões de visualizações no YouTube e, em 2019, a música foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. Com a letra, o cantor defende a liberdade, o “jeito de amar” e “amores aceitos sem imposições”.
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o político disse que a administração não concordava com o conteúdo “erotizado” e a “viadagem na sala de aula”. Além disso, cobrou posicionamento dos pais, pedindo que denunciassem casos parecidos. O videoclipe de Etérea foi apresentado para o 9º ano, com alunos entre 14 e 15 anos, na aula de artes da Escola Municipal Pascoal Meller, terça-feira (24).
Após a demissão, Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), se solidarizou com o professor e disse que a entidade irá dar apoio jurídico ao profissional para “processar o prefeito por homofobia praticada através do vídeo com falas homofóbicas”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que o conteúdo, que classificou de inapropriado, não faz parte do plano de ensino. Por isso, “medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores”.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
A Gralha Imóveis entregou uma cegonha cheia de veículos como reconhecimento aos corretores que mais venderam em 2024 e premiou mais 65 colaboradores que se destacaram durante o ano; premiações totalizam R$1 milhão