keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Câmara de Itajaí discute morte de animais marinhos em redes de pesca ilegais

Resultado do debate será apresentado no relatório final da audiência pública

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite desta segunda-feira (13), uma audiência pública para discutir a morte acidental de animais marinhos em redes ilegais de pesca. O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo itajaiense, Marcelo Werner (PSC), e teve a participação de representantes do Executivo Municipal, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), órgãos de fiscalização, pesquisadores e representantes de ONGs e OSCIPs.
 
A audiência começou com a apresentação de um vídeo de José Truda, do Instituto Baleia Jubarte, que defendeu uma maior repressão contra as redes ilegais de emalhe, que além de prejudicar a biodiversidade marinha, tira o sustento de pescadores legais.
 
Em seguida, o professor da Univali e coordenador do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), André Barreto, apresentou dados dos seis anos de trabalho. O pesquisador apontou que 2021 foi um ano atípico em que encalharam 52 baleias Jubarte, sendo que 14 delas tiveram interação com redes de pesca. Além disso, destacou que várias espécies morrem devido às redes ilegais.
 
Também foram apresentados os trabalhos realizados pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do Instituto Anjos do Mar Brasil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Polícia Militar Ambiental, Greenpeace, Sea Shepherd, entre outros. Além disso, foram respondidas perguntas do público presente e de internautas que acompanharam a discussão pelas redes sociais.
 
Ao finalizar a audiência pública, o presidente da Câmara de Itajaí, Marcelo Werner, anunciou que entre os encaminhamentos a serem tomados estão: a produção de um relatório final com os resultados, que serão encaminhados ao Ministério Público Federal e ao Deputado Estadual Ivan Naatz, membro da Comissão de Meio Ambiente da Alesc; envio de requerimentos e indicações ao INIS; e uma nova reunião com as entidades que participaram do encontro para continuação dos debates.
 

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição