keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Auxiliares de Bolsonaro o aconselharam a não se manifestar sobre contas de Paulo Guedes em paraísos fiscais

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Wilson Dias/Agência Brasil
Siga-nos no google-news

Bem quieto

Auxiliares próximos do presidente de Jair Bolsonaro o aconselharam a não se manifestar sobre a divulgação da informação de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm offshores em paraísos fiscais. Até ontem à noite, Bolsonaro não havia dito uma palavra sobre o assunto que constrangeu o Governo. Aliás, a relação entre o chefe e Guedes segue estremecida. O tema é caro ao presidente que já expressou, anos atrás, que “a elite política assalta o contribuinte e envia o dinheiro para um paraíso fiscal”.

Te vira!

Não esperem de Bolsonaro um posicionamento de defesa ao ministro da Economia, que fervilha no cargo e já é cercado pela oposição para se explicar no Congresso.

Bondão

Todos vacinados, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a senadora Kátia Abreu e outros parlamentares viajam para a Europa mês que vem em agenda oficial. Você paga.

Qual é, santidade?

Pegou mal entre dioceses Brasil adentro a notícia de que a reitoria do Cristo no Rio vai lançar a Cachaça Redentor para aumentar receitas. Logo vendendo álcool??

E aí, Queiroga?

Depois de cumprir quarentena nos Estados Unidos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga retomou a rotina sob pressão da CPI da Pandemia e de secretários estaduais da saúde. O chefe da pasta tem prazo até hoje para prestar à CPI esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Imunização de 2022 e a retirada da vacina Coronavac das novas fases de vacinação a partir do ano que vem.

É uma miséria

Os secretários de saúde dos Estados cobram de Queiroga posição sobre o Orçamento da Saúde para 2022: reserva apenas R$ 7,1 bilhões para o enfrentamento da pandemia, que representa apenas 17% do montante empenhado em 2020 (R$ 42,2 bi) e 15% do total autorizado em 2021.

Carona..

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao lançar neste mês o Setembro Ferroviário, alardeou que a iniciativa destrava investimentos via autorização federal para a construção de novos trechos. Só que um dos “autorizados”, que ligaria Curral Novo (PI) a Suape (PE), já fazia parte da concessão da Transnordestina e deveria ter sido concluída em 2010.

..na locomotiva

Para tentar enfim tirá-la do papel, Tarcísio também pega carona em uma negociação que o governo de Pernambuco e o grupo Bemisa, gigante na exploração de minério e interessado em viabilizar o trecho, vêm mantendo desde 2019.

Defesa do Barros

Alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara, o líder do Governo Bolsonaro na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirma, em sua defesa no colegiado, que trata-se de “narrativa falsa” a acusação de envolvimento na negociação da vacina Covaxin com o Ministério da Saúde.

No videoteipe

No documento de 34 páginas, ao qual a Coluna teve acesso, Barros também alega que a tal “narrativa falsa” foi desmentida por robustos elementos de provas – “inclusive pelos depoimentos rigorosamente de todas as pessoas ouvidas na CPI da Pandemia”.

Hora errada

A rede Kinoplex de cinemas manterá a logomarca da PreventSenior – investigada na CPI da Pandemia – e seu curioso slogan “Especialista em pessoas” como patrocinadora da vinheta de segurança exibida em suas salas. A Prevent é investigada por tratamentos precoces em vítimas de Covid-19 com cloroquina. O slogan aparece também minutos antes da exibição do novo filme de 007 , cujo famoso lema é “licença para matar”. Não poderia ser pior hora.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição