keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Aliados têm aconselhado Bolsonaro a antecipar a confirmação de seu vice para as eleições 2022

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Siga-nos no google-news

Chapa militar

Diante da iminente confirmação da chapa presidencial Lula-Alckmin, assessores e interlocutores têm aconselhado o presidente Jair Bolsonaro (PL) a antecipar a confirmação do seu vice para disputa à reeleição em outubro. Embora pressionado, em especial pelo Centrão, para escolher um nome político, Bolsonaro quer repetir a aliança militar que o elegeu em 2018. O ministro da Defesa, Braga Netto, no entanto, ainda não bateu continência para compor a chapa com o capitão.

Horizonte  

Além da vaga de vice na chapa presidencial, está no horizonte político de Braga Netto concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro.

No páreo

Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão, têm conversado com mais frequência. Há quem diga que a dobradinha não está descartada.

Tesouraria

A pressão para que João Doria desista da candidatura à Presidência passa pela tesouraria. Grão-tucanos preferem investir em campanhas de candidatos à Câmara, ao Senado e governos estaduais em vez de jorrar milhões na aventura incerta de Doria.

Cai diferença

Sondagem divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra queda na diferença de intenções de votos entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. O petista – no cenário estimulado – lidera com 38,9%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30,9%. A diferença entre Lula e Bolsonaro reduziu de 11 para 8 pontos percentuais em relação à sondagem divulgada em fevereiro pelo instituto.

Terceira via

Depois, aparecem os pré-candidatos Sergio Moro (Podemos), com 7,4% dos votos; Ciro Gomes (PDT), com 6,8%; João Doria (PSDB), 2,2%; Eduardo Leite (PSDB), 1,3%; André Janones (Avante), 0,7%; e Simone Tebet (MDB), com 0,4%. Sobre a avaliação do governo de Jair Bolsonaro, a pesquisa mostra que 56% dos entrevistados o desaprovam.

Máscaras no Planalto

Assessores, seguranças e autoridades que circulam pelo Palácio do Planalto não usam máscaras. Um desrespeito às regras sanitárias. O governo do DF deu aval para o fim da obrigatoriedade do acessório somente nas ruas e em ambientes abertos.

Voo solo             

Presidente do Agir 36 em Minas Gerais, Ancelmo José Domingos reitera que o partido não fará federação com nenhuma outra legenda: “Vamos caminhar, nas eleições deste ano, em voo solo”.

Voto impresso

Na página do Senado na internet é possível opinar sobre todos os projetos em tramitação. A campeã disparada de participação popular é a Sugestão Legislativa 09/2018, que prevê o voto impresso em 100% das urnas eletrônicas. E a disputa está acirradíssima.

“Sim” lidera

Na última parcial, o “sim” vencia por 1.500.191 contra 1.430.922 do “não”. Uma diferença bem apertada se considerada a maciça participação na consulta pública. Para evitar duplicidade de votos, é preciso se cadastrar com um e-mail e senha para participar da enquete.

Às moscas  

A Comissão de Transparência e Fiscalização do Senado anda às moscas. O presidente do colegiado, Reguffe (Podemos-DF), tem encontrado dificuldades para abrir as reuniões por falta de quórum. O parlamentar não esconde a bronca com os colegas que andam faltando às sessões.

Ben$

A arrecadação com a venda de bens apreendidos de organizações criminosas já ultrapassa R$ 8,5 milhões neste ano. De acordo com o Ministério da Justiça, foram realizados 19 leilões. Em 2021, foram arrecadados R$ 360 milhões com a realização de 244 leilões em todos os estados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição