keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereador de Itapema quer pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Ter um animal de estimação é algo especial, que permite uma ampla troca de afeto. Mas manter um animal em casa exige cuidados permanentes como alimentação do pet, vacinação, cuidados com a higiene do animal e também cuidados médicos. Em Itapema, o grupo das “Protetoras em Ação” está constantemente lançando campanhas nas redes sociais na tentativa de arrecadar ração para os carros que estão no abrigo ou recebendo cuidado de tutores.

Assim que percebeu esse movimento, o Vereador Léo Cordeiro (MDB), que se identifica com a causa animal, buscou uma solução. Na Sessão Legislativa de terça-feira, 10/05, ele apresentou o Projeto de Lei 58/2022, que regulamenta a doação de ração para animais domésticos (cães e gatos) como forma de compensação ambiental. Atualmente, essa compensação, nos casos que se especifica, ocorre exclusivamente por aquisição e entrega mudas de árvores nativas.

O PL proposto determina que as rações serão destinadas para tutores em situação de hipossuficiência ou organizações sem fins lucrativos cadastradas junto a FAACI, tendo como objeto a defesa da causa animal. A matéria permite que uma demanda da comunidade, no caso a necessidade de ração animal de boa qualidade, seja atendida e sinaliza um caminho para as políticas de atenção aos animais.

Como o tema é de grande relevância e a causa animal vem sendo amplamente discutida na Câmara de Vereadores, o vereador Léo Cordeiro convidou seus pares para também assinarem como coautores do Projeto de Lei. A matéria já foi lida na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas.

“Eu tenho acompanhado de perto as dificuldades e dores do grupo das Protetoras em Ação e fui em busca de soluções. Também sabemos que muitas famílias não conseguem manter a ração de seus pets e acabam abandonando os animais. Foi então que percebemos que é possível ampliar as formas da compensação ambiental, nos casos em que é realizada. Outros municípios, como Porto Belo, já adotaram essa prática.  Agora chegou a hora de executarmos aqui também, ainda mais que essa medida não onera os cofres públicos” – justificou Léo Cordeiro

Também assim o PL os vereadores Adriano Pivotto, Carlos Alexandre de Souza (Xepa),  Beth Rocha, Eurico Osmari, Huan Back, Jaison Simas, Jean do Dimar, João da Farmácia , Raquel Josino,  Ney da Van,  Ley Dias e Zulma Souza. 

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição