keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após ter asas cortadas em SC, tucano não consegue mais voar e história comove nas redes sociais

Uma pessoa teria adquirido a ave, que é da espécie Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), há três anos

X

A tucana, que não consegue mais voar, após ter suas asas cortadas, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, repercutiu nas redes sociais neste final de semana. ‘Tuca’ como é chamada, teve sua história contada na internet pelo biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Christian Raboch.

Segundo ele, uma pessoa teria adquirido a ave, que é da espécie Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), há três anos. Depois de um tempo, como não poderia mais ficar com ela, resolveu encaminhá-la à fundação em setembro de 2020. “Ela chegou com falta de nutriente, coloração opaca, problemas na pata e com bico rachado. Além disso, ela estava com as penas cortadas, o que impedia ela de ter equilíbrio”, conta.

Além disso, devido as condições da Tuca, o biólogo suspeita que ela estava em uma gaiola pequena, só com um puleiro e sem chances de movimentação. Ainda em fase de reabilitação, Christian afirma que, mesmo após recuperada, a ave não deve retornar à natureza. “Ela já está bem melhor do que quando chegou. Mas, como as asas foram cortadas por muito tempo, ela não consegue se equilibrar e muito menos voar. Acreditamos que ela não vai mais conseguir voltar para a natureza”, explica.

Caso depois do tratamento ela não consiga mais voltar, Christian explica que a ave será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis. Comovido com a situação, o deputado estadual Vicente Caropreso posou ao lado de Tuca nas redes sociais. “Ela teve as asas mutiladas para não voar. Covardia para satisfazer um ser ‘desumano’”, disse.

Foto: Fujama/Divulgação

Geral

Porto Belo passa a apoiar Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema

O prefeito Emerson Stein destaca a gratidão pelo apoio que a Rede Feminina tem dado à Porto Belo nos últimos anos

Geral

Itapema 59 anos: A pesca, as praias e o progresso

Assista agora ao quarto episódio da Série do Visor Notícias e se emocione

Geral

Entenda como a tempestade subtropical “Potira” vai impactar Santa Catarina nos próximos dias

Ciclone que está sobre o mar passou a a ser considerada tempestade subtropical

Geral

VÍDEO: Capivara com mais de 57 kg invade residência

Resgate do animal deu bastante trabalho para a equipe

Mais notícias

Segurança

Carro cai e represa e mãe e filha morrem afogadas em São Bento do Sul

Mãe e filha morreram afogadas depois de uma saída de pista registrada na BR-280, em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina. O carro em que elas estavam caiu em um lago de […]

Segurança

Mulher mata marido com cinco tiros, alega legítima defesa e é solta pela Justiça

A Justiça de Itajaí mandou soltar a mulher que matou o marido com cinco tiros na madrugada desta terça-feira (20/4). Segundo a defesa dela, ela não aguentava mais apanhar, ser ameaçada de morte e ser […]