keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após ter asas cortadas em SC, tucano não consegue mais voar e história comove nas redes sociais

Uma pessoa teria adquirido a ave, que é da espécie Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), há três anos

X
Siga-nos no google-news

A tucana, que não consegue mais voar, após ter suas asas cortadas, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, repercutiu nas redes sociais neste final de semana. ‘Tuca’ como é chamada, teve sua história contada na internet pelo biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Christian Raboch.

Segundo ele, uma pessoa teria adquirido a ave, que é da espécie Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), há três anos. Depois de um tempo, como não poderia mais ficar com ela, resolveu encaminhá-la à fundação em setembro de 2020. “Ela chegou com falta de nutriente, coloração opaca, problemas na pata e com bico rachado. Além disso, ela estava com as penas cortadas, o que impedia ela de ter equilíbrio”, conta.

Além disso, devido as condições da Tuca, o biólogo suspeita que ela estava em uma gaiola pequena, só com um puleiro e sem chances de movimentação. Ainda em fase de reabilitação, Christian afirma que, mesmo após recuperada, a ave não deve retornar à natureza. “Ela já está bem melhor do que quando chegou. Mas, como as asas foram cortadas por muito tempo, ela não consegue se equilibrar e muito menos voar. Acreditamos que ela não vai mais conseguir voltar para a natureza”, explica.

Caso depois do tratamento ela não consiga mais voltar, Christian explica que a ave será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis. Comovido com a situação, o deputado estadual Vicente Caropreso posou ao lado de Tuca nas redes sociais. “Ela teve as asas mutiladas para não voar. Covardia para satisfazer um ser ‘desumano’”, disse.

Foto: Fujama/Divulgação

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física