O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ex-ministro Walter Braga Netto tem 90% de chances de ser seu vice na chapa que deve concorrer à presidência em 2022. Apesar de anteriormente já ter dado dicas de que Braga Netto seria seu escolhido, essa foi a primeira vez que Bolsonaro citou nominalmente o militar.
A declaração ocorreu em entrevista à rádio Liberal, do Pará. O presidente disse que há “99% de chance” de o vice ser mineiro. Braga Netto é natural de Belo Horizonte. Questionado se poderia dizer que há 99% de chance de o vice ser o ex-ministro, Bolsonaro confirmou o nome, mas disse que a chance é de 90%.
O presidente exaltou a experiência de Braga Netto como general, especialmente na intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, realizada em 2018 e comandada por ele.
Bolsonaro ainda elogiou a passagem de Braga Netto pelo governo, primeiro na Casa Civil e depois na Defesa. Ele deixou a pasta no fim de março, devido a uma exigência da lei eleitoral, mas ganhou um cargo de assessor no Palácio do Planalto, no qual pode ficar até julho.