No último domingo (26), soldados do Exército italiano foram responsáveis pela retirada de cerca de 20 mil pessoas da cidade de Avezzano para a desativação de uma bomba da Segunda Guerra Mundial. O artefato em questão (AN-M65) pesava 454 quilos e foi encontrado no centro da cidade durante escavações em uma residência no dia 11 de fevereiro.
A retirada da bomba começou às 6 horas da manhã, e em um raio de 1,4 quilômetros foram evacuadas todas as pessoas, o que foi concluído por volta das 8h30. Mais de 100 voluntários ajudaram a evacuar os moradores, que foram abrigados em comércios da região. Foi ordenada a proibição de sobrevoar a área afetada para garantir a segurança do local.
De acordo com o Exército, a remoção da bomba foi bem-sucedida e o artefato foi transportado para uma pedreira na região, onde foi detonado com segurança.
Em 2022, as unidades de eliminação de bombas realizaram 2.345 intervenções em toda a Itália, neutralizando 31.854 resquícios de guerra, incluindo 19 aeronaves-bomba que datam da Primeira e Segunda Guerra Mundial. No caso da bomba em Avezzano, os especialistas acreditam que ela tenha sido lançada de um avião americano.