keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Bombinhas promove em julho a Festa do Saragaço para celebrar a pesca artesanal da tainha

Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes

X

Em julho, Bombinhas será palco da maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha. A sexta edição do Saragaço, tradicional evento de confraternização entre os pescadores da pesca artesanal, acontece de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas, com entrada gratuita. A festa reúne gincana entre os ranchos de pesca, apresentações culturais, gastronomia típica e noite de arraiá.

O Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes, buscando o fortalecimento da pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e do estado de Santa Catarina. A ideia é incentivar, conscientizar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade nessa tradição milenar.

Para esta edição, 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú estão confirmados. Algumas tarefas já foram divulgadas e começaram a ser realizadas pelos pescadores. Além das provas tradicionais, como a prova da tarrafa, arremesso de boia e arrecadação de lacres para serem revertidos em cadeiras de rodas, a novidade deste ano é a prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só que promete agitar ainda mais o evento.

‘Este ano temos dois motivos que tornam a edição do projeto ainda mais especial: primeiro, porque estamos retornando o encontro presencial depois de dois anos de pandemia e, segundo, esta é a primeira edição da nossa maratona com canoas de um pau só. E é assim, sempre evidenciando elementos da nossa cultura e envolvendo a comunidade tradicional, que tornamos o Saragaço um projeto importante para salvaguardar uma parte da nossa história’, explica Adauto Saturnino Januário, coordenador geral.

Em cinco anos de realização, o Saragaço já reuniu mais de 40 canoas artesanais, 450 camaradas participantes, 62 provas, mais de mil pessoas envolvidas nas tarefas das gincanas e a participação de cinco associações culturais. Também são promovidas ações em escolas públicas municipais, com atividades recreativas sobre a pesca artesanal.

O evento é realizado pela Associação Saragaço e tem patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também conta com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.

SERVIÇO
O que: VI Saragaço 2022
Quando: de 15 a 17 de julho (de sexta a domingo)
Onde: Praia de Bombinhas – Centro (canto direito, com acesso pela Rua Piquira)
Entrada: gratuita
Realização: Associação Saragaço

Fonte: Clicsc

Cultura e Lazer

Feira Internacional da Música do Sul terá etapa catarinense em Itajaí

Boletim Epidemiológico confirma ainda 211 casos da doença em 2022, uma redução de 40% em relação ao ano passado

Cultura e Lazer

Segunda edição do Bombinhas Blues Festival agita baixa temporada da região

Grandes nomes do blues brasileiro e internacional espalham o ritmo pela belíssima Bombinhas e aquecem o inverno da península

Cultura e Lazer

Balneário Camboriú recebe o festival Mundo dos Vinhos no final de semana

Com degustação gratuita de queijos, massas e rótulos de diferentes vinícolas, unidade do Fort Atacadista na rua Acre também terá música ao vivo

Cultura e Lazer

Tradição: Engenho de Itapema produz mais de 13 mil kg de farinha por ano

Engenho de Farinha do Seu Dato, que faz parte do Roteiro de Ecoturismo de Itapema

Cultura e Lazer

Zé Ramalho fará show no Expocentro, em Balneário Camboriú

Apresentação acontece dia 05 de agosto, com ingressos à venda pelo site Ingresso Nacional

Mais notícias

Segurança

Morte de bebê de cinco meses em Criciúma é investigada pela Polícia Civil

O óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações