keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Buscas aumentaram: Saiba quanto tempo dura a infecção de dengue

Um levantamento exclusivo realizado pelo Google Trends revelou um aumento significativo nas buscas por "dengue", com moradores de Santa Catarina destacando-se como os principais interessados no assunto

casos-de-dengue-crescem-271-em-santa-catarina X
Imagem Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Um levantamento exclusivo realizado pelo Google Trends revelou um aumento significativo nas buscas por “dengue”, com moradores de Santa Catarina destacando-se como os principais interessados no assunto em todo o país. Além dos sintomas característicos da doença, muitas pessoas estão buscando informações sobre a duração da infecção. As informações são do portal ND+.

De acordo com o site saude.gov.br, a dengue pode ter uma duração média de 5 a 7 dias. Após o desaparecimento da febre, é comum ocorrer a regressão dos sinais e sintomas, embora a fadiga possa persistir por algum tempo. Na forma clássica da doença, o fim da febre indica que a infecção está diminuindo. No entanto, na forma hemorrágica, o término da febre frequentemente marca o início de complicações mais graves.

A infectologista Renata Zomer, diretora do Hospital Nereu Ramos, ressaltou a importância de buscar atendimento médico imediatamente ao surgimento dos primeiros sintomas, a fim de evitar complicações e garantir uma recuperação mais rápida.

“Caso a pessoa apresente vômitos, dor abdominal contínua, desidratação, fraqueza extrema, desmaios e sangramentos nas mucosas, é fundamental procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) imediatamente”, explicou a especialista.

A dengue é a arbovirose mais comum no Brasil, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O período de maior transmissão ocorre durante os meses mais chuvosos de cada região, geralmente entre novembro e maio.

No estado de Santa Catarina, foram registradas 29 mortes relacionadas à dengue em 2023, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado no início de maio. Além disso, mais de 29 mil casos da doença já foram confirmados.

Principais sintomas e tratamento

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão a febre alta, por volta dos 38,5°C, fortes dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, perda de apetite, dores de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Atualmente, não existe um tratamento específico para a dengue, sendo que a maioria dos casos leves da doença se cura espontaneamente após cerca de 10 dias de infecção. A hidratação adequada é fundamental durante o processo de recuperação.

É importante ficar atento aos sinais de agravamento da doença e buscar assistência médica na unidade de saúde mais próxima para um diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Saúde

Núcleo de robótica da Unimed Litoral em Balneário Camboriú completa dois anos com 432 cirurgias realizadas

Uma das várias virtudes dos procedimentos auxiliados por robôs é a rápida recuperação dos pacientes

Saúde

Porto Belo amplia vacinação contra a gripe para todos os moradores

Imunização disponível para pessoas acima de 6 meses em UBSs dos bairros

Saúde

Itapema envia profissionais de saúde para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes do RS

Quatro profissionais da saúde foram designados para reforçar o atendimento à população em Arroio do Meio

Saúde

Brasil já tem mais de 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024

Até agora, foram 4.127.571 casos prováveis notificados em todo o país nos primeiros quatro meses

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física