keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Capacitação sobre HIV/AIDS é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí

Evento teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do vírus e novas formas de prevenção

X
Siga-nos no google-news

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação sobre a importância do enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e atendentes das unidades de saúde da cidade. As atividades encerraram nesta terça-feira (24) e contaram com a participação de 181 servidores. 

O objetivo da capacitação é atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, além de contribuir com as rotinas assistenciais, disseminar informações e qualificar o atendimento prestado à população.

A intenção do evento, que teve como tema “Epidemia do HIV: Onde Estamos?”, é também sensibilizar os servidores sobre seu papel no diagnóstico precoce do HIV/AIDS, por meio da oferta de testes rápidos, gratuitos e disponíveis nas unidades básicas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. 

No encontro, os profissionais receberam informações sobre os dados epidemiológicos do HIV de Itajaí e as novas formas de prevenção às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais. A atividade ainda promoveu discussões e reflexões com a apresentação de casos que tiveram diagnóstico tardio do vírus. Os palestrantes convidados para a capacitação foram: Eduarda Jardim, médica infectologista; Jamille Roepcke Cardoso, enfermeira do setor de IST/AIDS/HV de Itajaí; Letícia Ziggiotti de Oliveira, médica infectologista do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI); e Susana Lyra Castro, médica infectologista pediátrica do CEREDI. O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí em conjunto com a Educação Permanente em Saúde. Todos os participantes receberam certificação em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Saúde

Itajaí chega à vigésima morte por dengue e lidera número de óbitos em SC

Vítima era moradora do bairro São João e tinha comorbidades

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)