A empresa catarinense WEG anunciou a aquisição completa da startup BirminD, especializada em inteligência artificial para processos industriais. Com a compra, a WEG agora controla 100% das ações da empresa, após ter adquirido 51% em 2020. Os valores da negociação não foram divulgados. A compra faz parte da estratégia de crescimento dos negócios digitais da companhia, que busca expandir serviços de monitoramento de ativos e diagnósticos baseados em inteligência artificial. As informações são de Pedro Machado ao NSC Total.
A startup BirminD, com sede em Sorocaba, foi fundada em 2015 e atua como provedora de soluções de otimização industrial, priorizando conceitos de industrial analytics, essenciais para a indústria 4.0. Seus serviços são destinados a clientes de médio e grande porte. A aquisição não afetará a operação da BirminD, que continuará com sua equipe e prestadores de serviços.
Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital e Sistemas, afirmou que a conclusão da transação permitirá o desenvolvimento contínuo dos produtos da BirminD, além de uma maior integração entre as equipes da startup e a WEG. Isso incluirá associação com outras frentes de inteligência artificial e desenvolvimento de produtos de software da companhia.