keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cidasc e Polícia Civil apreendem agrotóxicos em situação irregular em SC

A fiscalização constatou que a comercialização clandestina já ocorria há algum tempo e que abrangia também outros tipos de insumos.

X
Foto: Departamento Regional de Joinville
Siga-nos no google-news

Uma operação conjunta do Departamento Regional de Joinville e da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão e encontraram agrotóxicos em situação irregular em loja agropecuária de Joinville. A ação, deflagrada no dia 26 de julho, encontrou embalagens sem identificação e sem registro, produtos fracionados e armazenados de forma irregular. Além disso, o estabelecimento não tinha autorização da Cidasc para o comércio de agrotóxicos.

A fiscalização constatou que a comercialização clandestina já ocorria há algum tempo e que abrangia também outros tipos de insumos. Foram encontradas sementes de milho embaladas em sacos plásticos, de forma fracionada, sem identificação. A legislação exige que o rótulo indique a origem e a qualidade do produto. 

Os produtos foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) da Polícia Civil de Joinville para análise laboratorial do conteúdo das embalagens e comprovação do crime. O gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas, Matheus Mazon Fraga, considera as operações conjuntas um instrumento importante para apontar e responsabilizar os culpados.

“Além de serem mais contundentes, permitem encontrar irregularidades e responsáveis que  a Cidasc dificilmente encontraria nas fiscalizações de rotina. O apoio técnico e as informações levantadas são de qualidade superior e permitem, através de cruzamento de dados, apontar com precisão os locais e os responsáveis. Assim, através dessas relações institucionais, a Cidasc cumpre sua missão que é executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, afirma Fraga.

A operação conjunta com a Polícia Civil contou com a participação dos colaboradores da Cidasc Márcio Niederauer, engenheiro agrônomo, e Odair José Mantoanelli e Adilson Antônio Júnior, técnicos agrícolas. 

A comercialização de insumos sem identificação, contrabandeados ou que tenham sua composição alterada de alguma forma é proibida. Os pontos de venda devem ser registrados e são fiscalizados pela Cidasc. Adquirir insumos fora destes locais ou comprar produtos de origem duvidosa ou fora das embalagens individuais traz riscos de saúde e econômicos para o produtor, pois não há controle sobre a qualidade, segurança e eficiência do produto aplicado.   

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008