Em sorteio realizado na manhã deste sábado (29) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), foram escolhidas as urnas eletrônicas para os procedimentos de auditoria no segundo turno das Eleições 2022. As urnas são de 35 seções eleitorais do estado e já estavam configuradas e lacradas para a votação neste domingo (30).
Para o Teste de Integridade utilizando a biometria de eleitoras e eleitores voluntários, foram sorteadas duas seções da Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis, local onde o procedimento acontece durante a votação oficial.
Outras 25 seções provenientes dos municípios de Itapema, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Taió, Biguaçu, São José, Timbó, Três Barras, Fraiburgo, Camboriú, Joaçaba, Pinhalzinho, Chapecó, Caçador, Formosa do Sul, Blumenau, Agronômica, Araranguá, Itajaí, Indaial e da Capital passarão pela forma tradicional da auditoria de integridade na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), também das 8h às 17h. O transporte das urnas até a Alesc será feito pelas forças de segurança.
O Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. O propósito é comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado.
“O sistema eletrônico de votação passa por diversas etapas de auditorias realizadas antes, durante e após o pleito. Um dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas é o Teste de Integridade que ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país no mesmo dia da eleição e é acompanhado por empresa de auditoria externa”, destacou o presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Brüggemann.
Assista ao vídeo para saber como ele é feito ou acesse o folder contendo o passo a passo dessa auditoria.
Teste de Autenticidade
Oito seções foram escolhidas para a auditoria de autenticidade dos sistemas eleitorais, procedimento feito antes da votação oficial, no domingo às 7h, na própria seção sorteada. Elas são das cidades de Treviso (seção 188), Joinville (seções 116 e 325), Rio do Sul (seção 141), Lages (seção 258), Blumenau (seção 254), Rio Negrinho (seção 27) e Navegantes (seção 24).
Esse teste consiste em verificar se os sistemas contidos na urna estão íntegros e são os oficiais da Justiça Eleitoral. Ele é conduzido pela juíza ou juiz eleitoral responsável pela seção e pode ser acompanhado de perto por representantes da OAB, Ministério Público e partidos políticos.