Santa Catarina comemora excelentes índices em notificação, doação e transplantes de órgãos, tecidos e células. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da SC Transplantes, registrou um recorde de 728 notificações de potenciais doadores em 2022.
Destes, 329 foram doadores efetivos, 35 a mais do que em 2021. O estado também teve o melhor desempenho da história nos transplantes em 2022, com 1.521 procedimentos, superando a melhor marca até então de 1.507 em 2019.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca que a evolução desses índices é motivo de grande orgulho para o Estado e consolida a reputação de postura solidária da população catarinense. “O serviço de captação de órgãos, coordenado pelo SC Transplantes, nos últimos 20 anos se transformou numa Política de Estado e ela tem dado essa performance para Santa Catarina entre os estados que mais capta órgãos do país e também transplanta. Isso é importante porque cada rim captado e transplantado é um paciente que deixa de estar na máquina de hemodiálise três vezes por semana passando a ter qualidade de vida”
Referência em taxas de doação de órgãos no Brasil e na América Latina, Santa Catarina também chegou a superar índices da Espanha, voz ativa e país líder em doação de órgãos há 30 anos. Em 2022, SC atingiu 44,8 doadores efetivos por milhão de população (pmp), nos casos de morte encefálica.