Santa Catarina voltou a registrar nesta semana mais um caso envolvendo ação violenta de guardas municipais. Dessa vez, foi na cidade de Tubarão, no Sul do Estado. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra a agressividade da equipe durante uma ocorrência. A abordagem foi registrada por uma câmera de segurança e mostra agentes da Guarda Municipal golpeando com cassetete e chutando um homem imobilizado. A ação foi na segunda-feira (15), às 12h20, em um estacionamento no Centro. Uma sindicância foi aberta para apurar os fatos. Nas imagens, um homem é retirado de um veículo por um agente municipal. Após a chegada de mais agentes, ele é imobilizado no chão.
Na sequência, um agente acerta o homem já imobilizado com golpes de cassetete nas pernas, enquanto outro desfere chutes. Ao final do vídeo, uma outra pessoa surge na rampa da garagem e é possível ver seis guardas municipais. Na madrugada do último domingo (14), outra ação violenta de guardas municipais foi flagrada em Itajaí, no Norte do Estado. A vítima foi um motociclista de 26 anos. Uma sindicância também foi aberta para apurar o caso. Um dos guardas que participou da ação, mas não da agressão, foi encontrado morto três dias depois. A suspeita é de suicídio.
Desacato em Tubarão
O procurador do município de Tubarão Marivaldo Pires informou na manhã desta sexta-feira (19) ao jornal ND + que os agentes envolvidos nesta ocorrência relataram que o veículo conduzido pelo homem estaria estacionado em local proibido. Quando o homem recebeu a ordem de retirar, teria ofendido e desacatado os guardas municipais. Além disso, teria saído em disparada com o veículo e quase atropelado dois guardas que estavam em frente ao carro. O veículo foi abordado em um estacionamento e por conta da reação do homem, os guardas teriam acionado outros agentes. “Iremos apurar a situação e verificar a possibilidade de imediato afastamento dos envolvidos por um prazo de 30 dias. Esperamos a documentação da ocorrência do secretário de Urbanismo, que é responsável pela Guarda Municipal. Se os fatos forem comprovados, vamos verificar se haverá o afastamento de imediato ou não”, comentou o procurador.
Contraponto
A Guarda Municipal de Tubarão está ligada à Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento. A prefeitura de Tubarão informou por meio de nota, que diante da repercussão do vídeo, está instaurando um processo administrativo, através da Procuradoria Geral do município, para apurar os fatos e tomar as medidas legais cabíveis. O Executivo municipal também reiterou o “compromisso com a promoção da segurança dos cidadãos tubaronenses, rechaçando qualquer manifestação de violência”.