keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

X
Siga-nos no google-news

Internado desde 13 de março, o ator Paulo Gustavo, por complicações da Covid-19, na segunda-feira (03), o comediante teve uma piora no quadro clínico. O boletim médico aponta que o ator teve uma embolia pulmonar, quadro clínico em que coágulos de sangue obstruem vasos sanguíneos do pulmão.

De acordo com a nota, Paulo Gustavo segue em estado grave. “À noite (de domingo, 2), subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade.”

Na tarde desta terça-feira (04), os familiares de Paulo Gustavo foram chamados até o hospital pela equipe médica. Segundo informações, o quadro dele teria piorado nessa última noite. Até o momento nenhuma nota foi emitida pela assessoria do artista.

O que é embolia pulmonar

A embolia pulmonar também é conhecida por “infarto pulmonar”, pois, como a doença que afeta o coração, é ocasionada por uma obstrução dos vasos sanguíneos.  No caso da embolia, a circulação sanguínea é prejudicada pelo acúmulo de coágulos de sangue em veias e artérias. O quadro, em geral, se dá por conta de hábitos de saúde danosos, como o tabagismo e o sedentarismo. Mas também pode ocorrer por complicações de outras doenças, longo tempo de imobilidade, uso de alguns anticoncepcionais e, ainda, distúrbios de coagulação sanguínea.

Os coágulos costumam se formar na parte inferior do corpo, especialmente nas pernas e na pélvis. Quando se soltam, transitam pelo sistema circulatório, prejudicam as trocas gasosas e podem acabar se alojando nas veias e artérias do pulmão. Estando a pessoa consciente, os sintomas de embolia pulmonar são dor súbita na região do peito, falta de ar e dificuldade para respirar. A partir desses sintomas, a recomendação é que se procure atendimento médico o mais rápido possível. A confirmação do quadro é feita a partir de tomografia ou radiografia do tórax. Com diagnóstico precoce, a cura não deixa sequelas.

Períodos de inatividade podem provocar o quadro, como longas viagens de avião ou cirurgias com muito tempo de recuperação. Nesses casos, a prevenção pode ser feita por meio de fisioterapia e com o uso de meias anticoagulantes, que facilitam a circulação sanguínea. Para os demais casos, recomenda-se a adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação de qualidade, a prática de exercícios físicos e deixar de fumar. O tratamento para a embolia é medicamentoso, basicamente com o uso de anticoagulantes.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)