keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Espetáculo sobre Malala vai circular por seis cidades do Litoral catarinense

Escolas de Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça receberão a peça gratuita entre os dias 06 e 28 de junho

X
Divulgação

A segunda etapa da circulação do espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” passará por mais seis cidades do Litoral catarinense neste mês de junho. Promovida pelo Coletivo Mar Cultural (Florianópolis/SC) com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Fort Atacadista, a iniciativa já passou por seis cidades do Oeste de SC e agora contemplará 14 escolas da região com apresentações gratuitas da peça. A circulação iniciou na segunda-feira (06), em Joinville, e segue pelas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça até o dia 28 de junho.

Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, o espetáculo “A sua voz – Uma peça sobre Malala” conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala e convida o público a refletir sobre o direito à educação para todos e todas. A peça, que tem classificação livre e duração de 35 minutos, será apresentada para crianças de 6 a 12 anos e seus professores.

O objetivo é fazer com que a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai inspire mais crianças e promova uma reflexão sobre a importância da educação e da equidade.

“É uma oportunidade incrível e uma alegria poder viajar com essa peça e contar essa história pra tantas crianças, de lugares tão distintos. Estamos numa grande expectativa para esses encontros com o público das escolas, depois de 2 anos sem essas atividades presenciais. E também ansiosas com o retorno das crianças sobre o espetáculo, que é sempre imediato, sincero e muitas vezes surpreendente”, ressalta a atriz Raquel Stüpp.

Além destas apresentações, serão realizadas seis oficinas-contadoras de história em creches de Balneário Camboriú e Florianópolis, como contrapartida social. O público-alvo destas atividades são professores e crianças de 3 a 5 anos, como forma de potencializar a abrangência do projeto e a formação de plateia infantil desde a mais tenra idade, além de inspirar e instrumentalizar os docentes para desdobrarem a atividade de contação de história em sala de aula.

Projeto leva arte e cultura para além dos grandes centros

O projeto de circulação do espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Celesc e Fort Atacadista. A realização é do Coletivo Mar Cultural, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

“A lei federal e o patrocínio cultural que viabilizaram esta iniciativa são fundamentais para difundir os valores de democratização e descentralização do acesso à arte e à cultura. O incentivo também nos permitirá levar o teatro e as oficinas culturais para escolas e creches públicas, de forma totalmente gratuita, podendo ir além das regiões dos grandes centros”, destaca Marina Monteiro, uma das coordenadoras do projeto.

“Nosso propósito traz como essência a transformação, queremos nos transformar e também transformar as pessoas e o ambiente ao nosso redor. Acreditamos que incentivar a cultura e torná-la acessível a todos os públicos é um caminho”, complementa Anna Luiza Corbelino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira, um dos patrocinadores do projeto.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo Instagram @coletivomarcultural e @asuavozmalala.

Sobre o espetáculo

“A sua voz – uma peça sobre Malala” estreou em setembro de 2019 em formato de espetáculo solo, realizando apresentações em escolas e teatros. Com a chegada da pandemia e a agenda do trabalho cancelada, a atriz Raquel Stüpp e a diretora Maria Amélia Gimmler trabalharam juntas para criar uma versão audiovisual do espetáculo. Neste formato, foram realizadas diversas apresentações em 2020 e 2021, em escolas, festivais e eventos. Em 2022, com a retomada dos espetáculos presenciais, a peça circulará por 12 cidades de Santa Catarina nos meses de maio e junho.

Confira a programação da segunda etapa do projeto:

06, 07 e 08 junho – 2ª feira, 3ª feira e 4ª feira
Município: Joinville
Escola Municipal Professora Maria Regina Leal
Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos
Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins

09 e 10 de junho – 5ª feira e 6ª feira
Município: Itajaí
Escola Básica Aníbal César
Escola Básica José Potter

13, 14 e 15 de junho – 2ª feira, 3ª feira e 4ª feira
Município: Balneário Camboriú
Centro Educacional Municipal (CEM) Armando Cesar Ghislandi
Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa
Núcleo de Educação Infantil (NEI) Bom sucesso (oficinas)

20 e 21 de junho – 2ª feira e 3ª feira
Município: São José
Colégio Municipal Maria Luiza de Melo
Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado

22, 23 e 24 de junho – 4ª feira, 5ª feira e 6ª feira
Município: Florianópolis
Colégio de Aplicação UFSC
Escola Básica Municipal Herondina Zeferina Medeiros
Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Ingleses I (oficinas)
Escola Básica Municipal José do Vale Pereira
Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Judite Fernandes de Lima (oficina)

27 e 28 de junho – 2ª feira e 3ª feira
Município: Palhoça
Escola Professora Laurita Wagner da Silveira
Escola Básica Nossa Senhora de Fátima

Fonte: Clicsc

Cultura e Lazer

Festa do Peixe em Itajaí deve distribuir 10 toneladas de pescado

Evento encerra as comemorações dos 162 anos de Itajaí

Cultura e Lazer

Feira Internacional da Música do Sul terá etapa catarinense em Itajaí

Boletim Epidemiológico confirma ainda 211 casos da doença em 2022, uma redução de 40% em relação ao ano passado

Cultura e Lazer

Segunda edição do Bombinhas Blues Festival agita baixa temporada da região

Grandes nomes do blues brasileiro e internacional espalham o ritmo pela belíssima Bombinhas e aquecem o inverno da península

Cultura e Lazer

Balneário Camboriú recebe o festival Mundo dos Vinhos no final de semana

Com degustação gratuita de queijos, massas e rótulos de diferentes vinícolas, unidade do Fort Atacadista na rua Acre também terá música ao vivo

Cultura e Lazer

Tradição: Engenho de Itapema produz mais de 13 mil kg de farinha por ano

Engenho de Farinha do Seu Dato, que faz parte do Roteiro de Ecoturismo de Itapema

Mais notícias

Segurança

Polícia Militar de Santa Catarina recebe 140 novas viaturas

Os veículos SUV, modelo Chevrolet Tracker, serão distribuídos a 91 municípios catarinenses

Tempo

Tornado de mais de 100km/h atinge cidade catarinense

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos