Um estudante da cidade de Arvoredo, no Oeste catarinense, encontrou uma família de crustáceos de água doce em um rio da cidade, o “caranguejo” é considerado raro e está ameaçado de extinção.
Os animais encontrados pelo estudante foram catalogados apenas em 1984, é uma espécie nova, o nome científico é Aegla Grisella, se alimenta de resto de animais e vegetação morta. A ninhada encontrada pelo estudante é abundante e chamou atenção de especialistas pela grande quantidade.
Lembram bastante um caranguejo de água salgada, por conta da cabeça achatada, pernas dispostas lateralmente e grandes garras. A coloração é variada, mas geralmente são de cor marrom-escura avermelhada, mas alguns animais possuindo tons azulados.
O Aegla grisella é uma espécie ameaçada, listada como “vulnerável” (VU) na relação das espécies em risco de extinção, recém revisada e publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e IBAMA (2014).
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista