keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Festa da Tainha começa em Florianópolis com programação cultural e gastronômica durante todo o mês

Ao longo de todo mês, serão realizadas diversas apresentações que irão prestigiar artistas locais e valorizar pequenos produtores agricolas da região

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Começa hoje, quarta-feira (08), o Festival da Tainha em Florianópolis. O evento conta com programações que enaltecem os costumes dos manezinhos da ilha, com a produção de artesanatos.

O evento começa às 11h desta quarta, com Exposição Fotográfica “Paisagem Açoriana”, de Joel Pacheco, na Galeria de Artes José Cipriano. Já às 12h, no Mercado público, as festividades serão anunciadas com a presença de autoridades locais.

O cantor Gazu se apresenta, na ocasião, e deve cantar o hino “Rancho de Amor à Ilha”. Além disso também haverá a passagem das bandeiras do Divido Espirito Santo. Na sequência, o músico Filipe Alves se apresentará para o público, no vão central do Mercado Público.

Programação

Ao longo de todo mês, serão realizadas diversas apresentações que irão prestigiar artistas locais e valorizar pequenos produtores agricolas da região. Às quartas-feiras e sábados, das 7h às 13h, ocorre a Feira Orgânica.

As apresentações artísticas e musicais serão gratuitas, e em caso de chuva, ocorrerão em ambiente coberto e estão sujeitas a alteração prévia.

Entre os destaques da programação, estão:

Dia 10 de junho, show com o músico Gazu, às 18h30, no Mercado Público;

Dia 22 de junho, Stand-up com Mané Darci, às 18h, no Café do Largo;

Dia 3 de julho show com a banda Dazaranha, às 15h, no vão central do Mercado Público.

Festival da Tainha

O Festival da Tainha é uma realização da Casa dos Açores com a Associação do Mercado Público, apoiado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Franklin Cascaes, com o importante incentivo das marcas Fort Atacadista, Koerich e Engie.

Gastronomia

Que delícia! Seja frita, assada, grelhada, ensopada, com ou sem ova; sozinha como estrela principal de um prato ou servida com outros frutos do mar, a tainha é sem dúvida uma iguaria da gastronomia de Florianópolis. E isso será perceptível nas 14 versões que o peixe será servido no festival.

Uma das versões será a tainha grelhada guarnecida com legumes ao vapor e camarões flambados; outra que chamará atenção será a tainha servida na telha recheada com farofa de banana. Na maioria dos pratos há uma unanimidade na escolha dos acompanhamentos: arroz, farofa e pirão de peixe.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cultura e Lazer

Canoas e redes prontas! Pesca da Tainha vai começar e expectativa é de safra boa em Itapema

Pesca artesanal da Tainha será liberada nesta quinta-feira (1) em Santa Catarina

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Mais notícias

Negócios

Fort Atacadista expande presença em SC com inauguração de padarias em Lages e Chapecó

Com a abertura das operações, atacarejo chega a marca de 13 unidades da Padaria Fort no estado catarinense

Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller