A partir desta semana, o IMA ((Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) passa a realizar duas coletas de água semanais em 82 pontos de balneabilidade distribuídos em nove cidades de Santa Catarina. Neste período do ano, normalmente é realizada apenas uma análise por semana.
A ampliação das coletas permanece até 31 de março, período da alta temporada, se segunda e quinta-feira. O objetivo é ter uma análise mais fiel da situação das praias.
Pontos de balneabilidades em praias das seguintes cidades terão reforço na análise: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí. Todas elas registraram surtos de diarreia, provocados pelo norovíus.
“Em Balneário Camboriú, são os 10 pontos da praia central [que passam a ter duas análises]. Em Florianópolis, somente os pontos referentes a Ingleses, Canasvieiras e Jurerê. Nos demais municípios, são os pontos já monitorados”, informa o IMA.
O método de análise segue o mesmo, mudando apenas a frequência. A presidente do IMA, Sheila Meirelles, reforça que a ampliação se dá em função do aumento do número de casos de doenças de transmissão hídrica e alimentar.
O aumento nas análises é fruto de Termo de Cooperação entre órgãos estaduais, assinado pelo governador Jorginho Mello (PL) nesta terça-feira (24). Além do IMA, participam do esforço a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) e a Secretaria Estadual de Saúde.
O Termo de Cooperação também prevê a participação do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina), que realizará a pesquisa de carga viral em alguns pontos sensíveis.