keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

O balanço do Carnaval 2024 em Florianópolis faz com que o perfil e comportamento do turista que visita a Capital de Santa Catarina seja avaliado. Um dos motivos foi a escolha dos visitantes por locações de imóveis de temporada onde era possível cozinhar em casa. Seja pelo conforto, pela comodidade ou pela redução de custos.

Essa percepção é possível ao analisar os números divulgados por plataformas de hospedagem nacionais e locais e a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com dados da Prefeitura de Florianópolis, a ocupação hoteleira atingiu 85% no Centro e 90% em outras regiões durante o período de Carnaval. Já segundo a Booking, Florianópolis foi o destino preferido escolhido por turistas brasileiros para aproveitar a folia. A plataforma online de hospedagens Airbnb, divulgou que a Capital de SC ficou atrás apenas de Rio de Janeiro e Salvador, em buscas no período. A empresa catarinense Me2 Rentals, especializada no modelo short stay, teve 100% de ocupação nos imóveis.

Empresa catarinense Me2 Rentals teve 100% de ocupação dos imóveis durante temporada – Foto: Divulgação

Já a Abrasel, divulgou uma pesquisa mostrando a insatisfação e frustração de empreendedores no ramo de restaurantes e bares. De acordo com o levantamento, 41% dos empresários acharam o movimento igual ao de 2023, no período do Carnaval, e apenas 6% dos entrevistados tiveram um aumento de 15% nas vendas. E entre os pontos de desafios na temporada, a contratação de mão de obra qualificada ficou em primeiro lugar, com 71,8%, na sequência trânsito (34,5%) e em terceiro os custos dos insumos, com 31.1%.

Eduardo Medeiros, que é CEO da Me2 Rentals Experience com sede em Florianópolis, explica que de acordo com os dados do turismo em Florianópolis, onde são analisados faturamento de restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que se beneficiam da alta temporada na cidade, a temporada 2024 foi um tanto quanto controversa.

“Ao mesmo tempo que vimos nossa cidade extremamente cheia, foi possível reparar a grande diferença do poder aquisitivo ou disposição em gastar dos turistas que frequentaram a Ilha de SC durante a alta temporada de verão e no Carnaval. Ficou claro para a Me2 e para o restante do mercado turístico de Florianópolis que os viajantes que passaram pela cidade não estavam dispostas a gastar tanto quanto nos últimos anos, e que estavam priorizando experiências mais em conta buscando um maior custo-benefício”, compartilha.

Eduardo Medeiros, CEO da Me2 Rentals

No entanto, este cenário não impediu que a Me2 conquistasse um resultado excelente na temporada de 2023 para 2024. “Graças a eficiente e bem elaborada estratégia da nossa precificação, que monitora os dados de demanda do mercado diariamente, foi possível definir ações necessárias para garantir números positivos”, completa.

No período entre 20 de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024, a Me2 obteve um crescimento de 44% em relação a temporada 2023 e taxa de ocupação foi de 87%, com um valor de diária médio de 25% maior do que a temporada anterior.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. Atualmente também atua como co-host do podcast "Jogando para a Plateia" e no associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Turismo

Space Adventure de BC que terá 300 itens originais da NASA deve inaugurar em março

Espaço, que se estende por quatro mil metros quadrados, promete oferecer uma experiência única aos visitantes

Turismo

Descubra seu destino astral; viaje de acordo com o seu signo

A companhia aérea Delta conversou com Lisa Stardust, especialista em astrologia, para combinar cada signo do zodíaco aos seus destinos ideais para viajar em 2024

Turismo

Oceanic Aquarium celebra 4 anos com novos habitats e espécies

Todos estão convidados para celebrar neste sábado (30)

Mais notícias

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo