keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Gastronomia e a cultura da região na 1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI

Intuito foi contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional

X

Itajaí sediou na terça-feira (26) a 1ª Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento, realizado por meio do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, ocorreu no Centreventos. O intuito foi contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional, além de colaborar com o processo de geração de renda e fomentar o empreendedorismo dos detentores das tradições.

A mostra reuniu conhecedores dos modos de fazer da culinária tradicional, gestores municipais de cultura, educação, desenvolvimento econômico e turismo, além das associações comerciais e empresariais da região e outros interessados.

O presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo João de Souza, falou sobre a importância da iniciativa para o fomento da tradição culinária de toda a região. Em consonância, o vice-presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, ressaltou a necessidade de fortalecer a região com projetos, ações, espetáculos e eventos integrados, que mostrem os diferenciais dos municípios por meio de sua gastronomia e produção artística. 

“A culinária é um forte elemento da cultura de um povo, de cada cidade, de uma região como a nossa. Aqui, ela se sobressai e esta mostra valoriza os nossos pratos típicos, dá a possibilidade da gastronomia ganhar mais visibilidade, encontrar caminhos na economia criativa, o que com certeza trará frutos para a nossa cultura e o nosso turismo”, destacou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, cidade anfitriã da primeira edição do evento. 

As atividades iniciaram com a palestra da Prof. Dra. Yolanda Flores da Silva (UNIVALI) sobre o tema “Comer, Beber e Estar Junto: a hospitalidade culinária e seus reflexos no bem-estar de residentes e visitantes”. Depois, houve a palestra com CITMAR, que tratou das “Perspectivas do mercado turístico cultural e gastronômico: o caso da Costa Verde & Mar”, seguida do relato de experiência da Fundação Cultural de Balneário Camboriú sobre “Roteiro Gastronômico Cultural”.

Os eventos gastronômicos da região foram pauta de uma mesa redonda que envolveu Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention.  Uma Mostra de Culinária Tradicional com apresentação cultural de Louise Lucena Trio encerrou a mostra.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O evento tem o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention Bureau.

Fonte: Clicsc

Cultura e Lazer

Maior feira da indústria da moda do Brasil aconteceu pela primeira vez em Balneário Camboriú

A FENIN FASHION é a maior e mais conceituada feira da indústria de moda realizada para lojistas de confecção em compras do Brasil

Cultura e Lazer

Ponte Hercílio Luz completa 96 anos com muita música e programação especial

A programação é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

Cultura e Lazer

Santa Catarina recebe o projeto Histórias Fora da Caixa em oito escolas nos meses de maio e junho

A circulação do espetáculo teatral de contação de histórias é gratuita

Cultura e Lazer

Programação do aniversário da Ponte Hercílio Luz é divulgada; Evento é gratuito

O governador também visitará o posto de informações turísticas, que já está em funcionamento no local

Cultura e Lazer

WOA assina projeto “Vida” do Franz Cabaret

Música, cultura e apoio ao desenvolvimento das cidades. Esses são os pilares que compõem o trabalho da WOA Empreendimentos Imobiliários, uma construtora faz do seu negócio um meio de contribuir para o desenvolvimento local. Além […]

Mais notícias

Geral

Ministério Público Federal investiga prazo de entrega do Contorno Viário de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão

Geral

Aumenta cobrança pela conclusão das obras do Contorno de Florianópolis

Senadores, deputados e Vereadores querem o cumprimento do prazo de dezembro de 2023