keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Guarda-vidas civis recebem aumento no valor de diária

A majoração será paga de forma retroativa ao mês de janeiro, até o final desta semana, conforme previsão legal.

Siga-nos no google-news

Com a publicação do decreto 1.465 de 29 de janeiro de 2018, os guarda-vidas civis terão um aumento na indenização das atividades de praia, passando de R$125 para R$150 a diária. Em reunião no gabinete do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Onir Mocellin, nesta terça-feira, 30, a novidade foi compartilhada entre o presidente e representantes da Associação dos Profissionais de Salvamento Aquático.

 A majoração será paga de forma retroativa ao mês de janeiro, até o final desta semana, conforme previsão legal. Além disso, durante o encontro, os guarda-vidas apresentaram algumas reivindicações ao comandante, como a ampliação de horário de almoço para uma hora e meia, melhorias nas condições dos postos, além da reposição de materiais. A maioria das solicitações já havia sido acatada, como o intervalo para almoço de uma hora e meia e um período de 30 minutos de lanche à tarde.

Também foi estabelecida uma hora para atividades físicas diariamente, nas escalas de 12 horas, e a possibilidade de adotar a escala de seis horas para atuação. Sobre as melhorias nos postos de guarda-vidas, o coronel Mocellin afirmou que está visitando todos os postos espalhados pelo litoral. As demandas encontradas são pontuais e estão sendo repassadas aos comandantes locais para que as adequações sejam realizadas.

MODELO DE GUARDA-VIDAS ADOTADO EM SC

O modelo de atuação de guarda-vidas civis nas praias e balneários catarinenses busca integrar a população à atividade de salvamento aquático e proteção. O que é constitucionalmente aceito no Brasil e, inclusive, adotado em muitos países para suprir a demanda sazonal de segurança de turistas nas praias. A adesão à atividade de guarda-vidas acontece voluntariamente, mediante treinamento gratuito dos interessados.

“Os guarda-vidas vêm desempenhando uma excelente atuação. Eles são essenciais nas praias durante os meses de verão. Entretanto, não há justificativa e receita para o estado efetivar a contratação dessas pessoas para atuarem durante todo o ano, quando no inverno, por exemplo, não há nem público na praia,” explica o coronel Mocellin. Nos últimos 30 anos, os casos de afogamentos registrados em Santa Catarina nos meses frios são acidentais e esporádicos, como embarcações naufragadas ou quedas de costões, aponta o comandante. “Nesses casos, nem a presença de guarda-vidas diuturnamente nas praias poderia ter evitado o pior”.

Atualmente, outro benefício concedido aos guarda-vidas veio com a publicação do decreto nº 1.333, de 16 de outubro de 2017, que passou a garantir seguro de vida para familiares e auxílio médico em casos de mortes ou acidentes ocorridos durante a execução da atividade. Assim, a categoria passa a ter uma segurança jurídica a mais em caso de eventualidades.

“Estamos evoluindo muito na atividade de salvamento nos últimos anos. E isso vem refletindo diretamente na segurança das pessoas com a diminuição do número de óbitos por afogamento no estado, em áreas monitoradas por guarda-vidas”, disse o comandante-geral que tem mais de 30 anos de atuação no serviço de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar catarinense.

A Associação dos Profissionais de Salvamento Aquático defende que o serviço seja feito mediante contratação temporária e não no modelo atual adotado, que é o ressarcimento diário, mediante a atuação voluntária dos guarda-vidas. A proposta será analisada e levada para deliberação do conselho gestor do CBMSC.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas