Esta semana, as imagens de um homem cavalgando na praia do Perequê, em Porto Belo, chamaram a atenção dos usuários da internet. Um banhista filmou a cena no domingo e compartilhou nas redes sociais. O vídeo logo se tornou viral.
Além da cena em si, a narração do vídeo também chama a atenção, ao comparar a situação com a propaganda da Marinha do Brasil sobre os perigos do mar. “Aqui no litoral catarinense é assim, banhistas são como pedestres e o cavalo é um jet ski. Alguns ainda vão dizer que é um cavalo-marinho”, diz a narração.
No vídeo, o homem que monta o cavalo desvia dos banhistas enquanto cavalga tranquilamente pelo mar, enquanto as ondas quebram contra o corpo do animal.
Vale lembrar que andar com animais na praia é proibido por uma lei municipal de 2015. Essa legislação tem como objetivo controlar e proteger os animais e prevenir doenças que possam ser transmitidas por eles aos humanos. O descumprimento da lei pode resultar em multas ou até mesmo na perda da guarda do animal.
Caso ocorram situações como essa, elas podem ser denunciadas ao Grupo de Operações e Resgates ou à Fundação do Meio Ambiente.