Uma operação da Polícia Civil conteve os planos de uma organização criminosa que planejava ataques com explosivos em Lages. A operação aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) e prendeu em flagrante um homem com 100kg de explosivos e mais de 10kg de drogas. O material explosivo seria usado para possibilitar a fuga de um criminoso da prisão.
A investigação começou a partir de informações recebidas pela Polícia Penal e DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Lages. Paralelamente, a DIC também investigava outros suspeitos envolvidos com a organização criminosa por tráfico de drogas.
Na tarde desta terça-feira (15), um usuário de drogas procurou a Polícia Civil após sofrer uma tentativa de homicídio por integrantes da organização. O motivo seria o acúmulo de dívidas por causa do vício. A partir disso, a polícia conseguiu colher informações e após investigações, identificou os locais onde a droga estaria escondida. Além disso, a vítima também informou sobre uma possível posse de dinamite.
Durante a operação, os agentes encontraram cerca de 9kg de maconha, 1,6 kg de cocaína, além de instrumentos para o tráfico de drogas. Além disso, pouco mais de 100kg de material explosivo, com cordel detonante e detonador, em condições totalmente inapropriadas de armazenamento. De acordo com a PC, o risco de explosão era altíssimo. O suspeito de homicídio e posse das substâncias foi preso em flagrante.
O Exército foi acionado para auxiliar na verificação do material. Buscas foram realizadas na tentativa de localizar os demais envolvidos nos crimes. Houve o auxílio de diversos policiais do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC) de São Lourenço, Xanxerê, DIC de Chapecó e do helicóptero SAER/PCSC, além da Polícia Rodoviária Federal. A Polícia Científica também foi acionada para auxiliar na identificação do material apreendido.
Além do preso, outros 5 integrantes da organização criminosa foram identificados. As investigações continuam e, a partir de agora, tem como objetivo efetuar a prisão dos envolvidos.
O homem foi conduzido para a DIC, onde foi autuado pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de material explosivo e organização criminosa. Em seguida, foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.