keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Homem que participou do maior assalto em SC está na lista dos mais procurados do Brasil

Davi Marques dos Santos está foragido desde o roubo, em março de 2019

X
Siga-nos no google-news

Um dos 27 homens citados na Lista de Criminosos Nacional, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é um dos envolvidos no assalto ao Aeroporto Regional de Blumenau. Davi Marques dos Santos está foragido desde o roubo, em março de 2019.

 

Natural de São Paulo, Davi é apontado pela Polícia Civil de Santa Catarina como um dos oitos assaltantes do aeroporto. O caso aconteceu em março do ano passado.

Munidos de fuzis, os homens assaltaram dois carros-fortes que estavam sendo abastecidos com dinheiro vindo de um avião. A ação do grupo resultou na morte de Edivânia Maria de Oliveira, de 22 anos.

 

Nascida no Piauí, Edivânia foi vítima de uma bala perdida durante o confronto entre os assaltantes e os policiais. Mesmo com cerco, os criminosos conseguiram fugir.

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil anunciou a prisão de dois dos oitos criminosos. Foram roubados R$ 9,8 milhões, o que fez este ser considerado o maior roubo já acontecido no Estado.

 

Mandados de prisão

Davi também é acusado de participar de uma invasão à base de valores de uma empresa de transportes, em Ciudad del Este, no Paraguai. O crime aconteceu em 2017.

Segundo o relatório divulgado com a Lista do Ministério da Justiça, ele também é apontado como um dos suspeitos de ter participado do roubo ao centro de uma rede de distribuição de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos no interior de São Paulo.

 

Lista inclui traficantes internacionais

A Lista de Criminosos Nacional faz parte das ações de combate ao crime organizado determinadas pelo ministro Sergio Moro, com o apoio de agentes de segurança pública federais e estaduais.

São informações sobre 27 criminosos cuja prisão, segundo o Ministério, é estratégica para o enfraquecimento da atuação criminosa no país.

Entre eles, Luciano Castro de Oliveira, o Zequinha, considerado o cabeça de roubos de empresas de valores,  Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, e Juvenal Laurindo, o Carcará, que participou do assalto ao Banco Central de Fortaleza.

“A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional; rede de relacionamento; posição de liderança em organização criminosa violenta; capacidade financeira, entre outros”, afirma o ministério.

Entre os critérios está a relação com a listas divulgadas pela Interpol. Os nomes que já constam no levantamento internacional, não fazem parte desta nova lista.

A análise dos nomes seguiu 11 critérios. Um deles foi o de que o criminoso procurado não poderia já constar de listas divulgadas pela Interpol.

As informações serão atualizadas mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo contribuir com mais uma ferramenta na localização de criminosos para estados e DF.

A população também poderá colaborar com denúncias e informações pelos telefones do Disque-Denúncia das secretarias estaduais de Segurança Pública.

Por contemplar nomes de criminosos de alta periculosidade, o ministério recomenda que as abordagens sejam realizadas apenas pelas forças policiais.

 

Informações ND/R7

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física